Quantcast
Channel: FGV Direito Rio
Viewing all 2114 articles
Browse latest View live

Ministro André Mendonça foi professor convidado do LL.M em Direito: Compliance

$
0
0
O professor convidado lecionou a matéria "Lei Anticorrupção"
Ministro André Mendonça foi professor convidado do LL.M em Direito: Compliance

Na semana passada os alunos do LL.M em Direito: Compliance, contaram com a presença do Ministro da Advocacia Geral da União, André Mendonça, na disciplina “Lei Anticorrupção (12846/2013)”. De acordo com o professor convidado, o tema assumiu um compromisso com os alunos desde o primeiro encontro. “Na primeira assumi um compromisso inicial de que ao final do programa da nossa disciplina eles estariam aptos a negociar um acordo de leniência perante qualquer órgão público”, explica. Ao longo das aulas foram apresentados também desafios para a implantação do instituto do acordo de leniência no Brasil diante do maior caso de corrupção do mundo: a Operação Lava Jato.

A temática é relevante considerando o contexto atual do país e o Ministro destacou o fato da escola ser de extrema importância na capacitação de profissionais que possam atuar na área. “A temática relacionada a integridade e a compliance, e tudo que envolve esse entorno, é um assunto que veio para ficar no Brasil, tanto no âmbito do setor público como da iniciativa privada. O mercado profissional relativo a essa matéria é crescente e há uma carência de bons profissionais. Tenho certeza que o curso da FGV veio para preencher uma lacuna nesse setor a fim de preparar os melhores profissionais do país”, afirma.


FGV obtém mais alta titulação acadêmica conferida pela Comissão Europeia

$
0
0
FGV Centre of Excellence on EU-South America Global Governance
FGV obtém mais alta titulação acadêmica conferida pela Comissão Europeia

Após o sucesso da Cátedra Jean Monnet, a FGV firma sua contínua parceria com a União Europeia com a obtenção da mais alta titulação acadêmica conferida pelo bloco, no âmbito do programa Erasmus+: FGV Centre of Excellence on EU-South America Global Governance.

Dentre mais de 1300 candidaturas para as atividades Jean Monnet, a FGV foi selecionada pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia para sediar um Centro de Excelência Jean Monnet, de 2019 a 2022. A acirrada seleção levou em conta a qualidade da instituição, de seu corpo docente e das atividades de ensino e pesquisa propostas sob o manto do Centro. Até o presente momento, nenhuma outra instituição da América Latina já havia sediado um Centro de Excelência Jean Monnet.

O Centro será coordenada pela professora de Direito Internacional e atual coordenadora da Cátedra Jean Monnet, Paula Wojcikiewicz Almeida, e representará uma oportunidade para que a FGV continue avançando em sua parceria de longa data com a UE, como extensão do Módulo Jean Monnet (2010-2013) e da Cátedra Jean Monnet (2015-2019).

Com a instituição do FGV Centre of Excellence on EU-South America Global Governanace, a FGV contará com a chancela da UE para estimular uma análise dos mecanismos de Governança Global da UE e da América do Sul, tendo sido estruturado em três principais linhas: (1) Global Regulation; (2) Global Litigation; e (3) Human Rights and Democracy.

O projeto, que segue na linha do mestrado em Direito da Regulação, será composto seis atividades principais: 1) atividades de ensino, com a criação da EU-South American School on Global Governance; 2) projetos de pesquisa colaborativa de alto nível, com parceiros nacionais e internacionais; 3) conferências e seminários internacionais; 4) cursos de treinamento e de capacitação; e 4) publicações sistemáticas com a chancela da Comissão Europeia, na linha das publicações da Cátedra Jean Monnet.

Os profissionais do Centro de Excelência da FGV Direito Rio  buscam não só orientar pesquisas sobre temas relacionados à Governança Global e incentivar novas gerações de docentes e pesquisadores, mas também preparar  alunas e alunos para sua inserção profissional em um mercado de trabalho global, cuja demanda é crescente por profissionais capazes de manejar diferentes sistemas jurídicos em uma nova ordem global, composta por atores não estatais e fontes não tradicionais.

Além da participação dos docentes da FGV Direito Rio, destaca-se o envolvimento de acadêmicos e especialistas de alto nível de instituições parceiras nacionais e internacionais, como Université Libre de Bruxelles, University of Ferrara, University of Amsterdam, LUISS_Roma, École de droit de la Sorbonne - Université Paris 1, Université de Genève, Sciences Po Paris, University of Cambridge, Università Degli Studi di Napoli Federico II, European Parliamentary Research Service, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Centro Brasileiro de Relações Internacionais, Escola de Guerra Naval, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Outros departamentos da FGV também estão envolvidos no projeto, como o Centro de Relações Internacionais e o Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional.

5G AND NEW DIGITAL INFRASTRUCTURES IN THE BRICS

$
0
0
5G AND NEW DIGITAL INFRASTRUCTURES IN THE BRICS

Investimento: 

Gratuito

5G AND NEW DIGITAL INFRASTRUCTURES IN THE BRICS

14h00 até 18h00

O Evento: 

O mundo está cada vez mais conectando-se à Internet por meio dos celulares e estamos consumindo mais dados a cada ano, especialmente à medida que a popularidade do streaming de vídeo e música aumenta. Faixas de espectro existentes estão se tornando congestionadas, levando a falhas no serviço, especialmente quando muitas pessoas na mesma área estão tentando acessar aplicativos via Internet móvel ao mesmo tempo. É nessa conjuntura que a quinta geração de conectividade de internet móvel (5G) chega prometendo velocidades de download e upload de dados muito mais rápidas, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

Tendo em mente que os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) abrigam quase 50% da população mundial, bem como quase 40% dos usuários existentes da Internet, é crucial que tenhamos um amplo debate sobre como fazer um melhor uso do espectro de rádio e permitir que muito mais dispositivos acessem a Internet móvel ao mesmo tempo.

Desta maneira,  A FGV Direito Rio, no âmbito do projeto CyberBRICS, convida para o Seminário 5G and New Digital Infrastructures in the BRICS. O evento reúne membros do setores governamental e empresarial, pesquisadores e especialistas para discutir os principais desafios e oportunidades para a implementação de infraestruturas digitais, além de aprofundar os debates sobre quais são as atuais estratégias dos países do BRICS.

5G and New Digital Infrastructures in the BRICS

Event organised by the CyberBRICS project

30 August 2019, FGV Law School, Rio de Janeiro

OPENING: CHALLENGES AND OPPORTUNITIES FOR DIGITAL INFRASTRUCTURES [14:00-14:45]

· Antonio Porto, Vice-dean of FGV Law School

· Xu Yuansheng, Chinese Consul for Commerce and Economy

· Sergio Suchodolski - President of Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais and

CyberBRICS board member

· Luca Belli, Professor at FGV Law School and coordinator of CyberBRICS

Moderator: Goret Paulo – Directress, FGV Research Network

5G AND NEW DIGITAL INFRASTRUCTURES: WHAT IS THE BRAZILIAN STRATEGY? [14:45-16:15]

Keynote remarks:  

             · Tais Niffinegger, Directress of International Relations at ANATEL

· João Moura, Executive President of TelComp

· Renato Flores, Professor at FGV Brazilian School of Economics and Finance

· Luigi Gambardella, President of EUBrasil

· Flávia Lefèvre, Board Member of the Brazilian Internet Steering Committee (CGI.br)

Moderator: Luca Belli, Professor at FGV Law School and coordinator of CyberBRICS

STRATEGIES AND PRIORITIES FOR DIGITAL INFRASTRUCTURES IN THE BRICS [16:15-17:30]

Keynote remarks:

             · Carlos Lauria, Director, Government Relations and Regulatory Affairs, Huawei Technologies

· Roman Ruzanov, Third Secretary to the Embassy of Russia in Brazil

· Min Jang, Professor at University of Charlotte & CyberBRICS fellow

· Leonardo Ananda, Honorary Consul of the Republic of India

Moderator: Anja Kovacs, Directress of Internet Democracy Project India & CyberBRICS Fellow

COCKTAIL RECEPTION AND NETWORKING [17:30 – 18:30]

 

Local: 

Praia de Botafogo, 190 - 12°andar

O Centro de Tecnologia e Sociedade e o projeto CyberBRICS abrem processo seletivo para estágio

$
0
0
Duas vagas para área de comunicação, direito e correlatas
O Centro de Tecnologia e Sociedade e o projeto CyberBRICS abrem processo seletivo para estágio

O Centro de Tecnologia e Sociedade e o projeto CyberBRICS abrem processo seletivo para 2 (duas) vagas para estagiária(o)s de comunicação, direito e áreas correlatas, com perfis diferenciados, para integrar sua equipe em 2019. Os contratos de estágio para ​as vagas de Comunicação e Direito possuem 6 (seis) meses de duração com possibilidade de renovações sucessivas pelo mesmo período​. O projeto CyberBRICS realiza pesquisas pioneiras por meio de análises e mapeamentos sobre políticas digitais e discussões sobre regulações de dados pessoais e cibersegurança e acesso à Internet no BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

REQUISITOS: 

 - Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita (boa redação imprescindível);  

- Conhecimento avançado da língua inglesa. Línguas adicionais são excelentes  diferenciais; 

 - Facilidade de uso e manutenção de ferramentas de internet: sites web, blogs, boletins  eletrônicos, listas de emails, apps de redes sociais, etc.;

  - Habilidade com softwares de design gráfico, edição de imagens e desktop publishing  (Photoshop, Illustrator, Inkscape, CorelDRAW, InDesign etc.); 

 - Preferência por estudantes a partir do 2º ano do curso 

Candidatas(os) interessadas(os) que se sintam qualificadas(os) devem enviar e-mail com assunto “Estágio: [posição] - nome da candidata(o)”, contendo o (1) link do Lattes no corpo da mensagem, (2) Curriculum Vitae e (3) dois trabalhos realizados nas áreas de interesse em anexo para ​lua.cruz@fgv.br até o dia 26/08/2019 (segunda-feira)​.

CONFIRA O EDITAL AQUI

Empreendedorismo, Informalidade e a Medida Provisória 881/2019

$
0
0
Empreendedorismo, Informalidade e a Medida Provisória 881/2019

Investimento: 

Gratuito 

Empreendedorismo, Informalidade e a Medida Provisória 881/2019

14h00 até 18h30

O Evento: 

A FGV Direito Rio, em Parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, realiza o Seminário “Empreendedorismo, Informalidade e a Medida Provisória 881/2019”. O evento, que tem como objetivo discutir as implicações trabalhistas da Medida Provisória nº 881/2019 , contará com a participação de desembargadores, outras autoridades governamentais e acadêmicos.

A programação será disponibilizada em breve

Inscrições pelo e-mail: FGV Projeto Direito e Economia para o Judiciario <direitoeeconomia.direitorio@fgv.br>

Local: 

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Curitiba 

Chaire Jean Monnet e Jean Monnet Network da FGV Direito Rio celebram os 30 Anos da Ação Jean Monnet

$
0
0
Regionalism in Hard Times: 30th Anniversary of Jean Monnet Activities
Chaire Jean Monnet e Jean Monnet Network da FGV Direito Rio celebram os 30 Anos da Ação Jean Monnet

Na última segunda-feira, 19 de agosto, foi realizada a conferência “Regionalism in Hard Times: 30th Anniversary of Jean Monnet Activities” na sede da FGV, no Rio de Janeiro. O evento celebrou o trigésimo aniversário das atividades Jean Monnet, do programa Erasmus+ da Comissão Europeia, reunindo especialistas que são ou já foram beneficiários do programa e estudiosos do projeto europeu em geral.

A conferência examinou os obstáculos atualmente enfrentados em matéria de regionalismo e inter-regionalismo por organizações na Europa e na América do Sul. A abertura do evento foi realizada por representantes das entidades organizadoras: Professor Renato Galvão Flôres Junior, do Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional e da FGV EPGE, Paula Wojcikiewicz Almeida,  da FGV Direito Rio e coordenadora da Cátedra Jean Monnet e Costanzo Fisogni, membro da Delegação da União Europeia no Brasil.

 Em seguida, houve a apresentação do keynote speaker, professor Mario Telò (Jean Monnet Chair ad personam, Université Libre de Bruxelles- IEE, Bruxelas; LUISS-Roma), intitulada The European Union in a comparative perspective. Regionalism and interregionalism in hard times: “pessimism of intelligence and optimism of will”, e posteriormente levada a debate. A mesa de discussão, moderada pela professora Paula Almeida, contou com diversos especialistas na área: Profa. Paulina Astroza Suárez, coordenadora da Cátedra Jean Monnet da Universidad de Concepción no Chile; Andrea Hoffmann, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade Católica do Rio de Janeiro e membro do Jean Monnet Network da instituição; Carolina Moehlecke, da Escola de Relações Internacionais da FGV e Professor Renato Flôres, Diretor do FGV NPII.

Partindo da premissa de que os formatos de integração seguem caminhos distintos nas diferentes regiões, os participantes compartilharam suas opiniões sobre o passado e o presente do Regionalismo e Inter-regionalismo na Europa e na América do Sul. Eles também olharam para o futuro a fim de identificar alguns dos principais desafios adiante, dentre os quais encontram-se os movimentos populistas e os termos do acordo entre União Europeia e Mercosul.

 A conferência registra também a parceria de longa data entre a Fundação Getúlio Vargas e a Comissão Europeia, que seguirá nos próximos anos com o Centro de Excelência Jean Monnet em EU-South America Global Governance na FGV Direito Rio e o Jean Monnet Atlantic Network 2.0 no FGV NPII.

Alunos da FGV Direito Rio participarão, pela primeira vez, da II Simulação da União Europeia no Brasil

$
0
0
Os estudantes são Rodrigo Bellotti e Mariana Novotny
Alunos da FGV Direito Rio participarão, pela primeira vez, da II Simulação da União Europeia no Brasil

Pela primeira vez a FGV Direito Rio participará da II Simulação da União Europeia no Brasil, edição de 2019, organizada pela Delegação da União Europeia no Brasil, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro no Centro Universitário de Brasília. 

Os estudantes de graduação Rodrigo Bellotti Azevedo (2º período) e Mariana Novotny Muniz (4º período), sob a orientação da Professora Paula Wojcikiewicz Almeida, foram uma das 28 duplas de alunos de graduação e pós-graduação das mais renomadas universidades brasileiras selecionados para representar um dos Estados integrantes da União Europeia nos debates sobre o processo de negociação no âmbito das instituições europeias no Brasil. Na ocasião, discutirão sobre um tema essencial, considerando o cenário atual do acordo entre Mercosul e União Europeia. 

O processo seletivo, que consistiu em envio de carta de intenção, vídeo e currículo, foi realizado sob os seguintes critérios: conhecimento científico e experiência prévia vinculados ao tema-objeto do caso; capacidade argumentativa coerente; organização e concatenação de ideias; experiências que demonstrem conhecimento de técnicas de negociação internacional; experiência prévia em outros modelos e simulações; demonstração da habilidade de trabalho em equipe; equilíbrio e complementariedade entre os currículos da dupla; conhecimento de inglês por parte dos(as) estudantes. 

A organização do evento arcará com os custos de hospedagem e alimentação e a dupla vencedora da Simulação ganhará uma viagem para Bruxelas com despesas de transporte, hospedagem e alimentação também arcados, com o fim de conhecer as instituições europeias. 

A Comissão de Avaliação adotará critérios como qualidade dos documentos requisitados ao longo da preparação, coerência com a política externa do Estado a ser representado, engajamento no debate e demonstração da capacidade de negociação e trabalho conjunto no comitê para escolher os alunos vencedores.  

Professor da FGV Direito Rio participará do II Congresso de Ética Fiscal

$
0
0
Palestra abordará a Reforma Tributária de uma nova perspectiva
Professor da FGV Direito Rio participará do II Congresso de Ética Fiscal

Em 9 e 10 de setembro, o Ministério Público Federal (MPF) sediará o II Congresso de Ética Fiscal, na Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2). O evento abordará a reforma tributária com a visão de diferentes entes públicos e órgãos, suas propostas e aspectos positivos e negativos. Entre os participantes, há membros do MPF, procuradores da Fazenda Nacional, do Estado e do Município, desembargador federal, professores universitários e advogados.

O professor da FGV Direito Rio, Gustavo Fossati, participará do evento com uma palestra sobre a Reforma Tributária na perspectiva do projeto de um Imposto de Renda Negativo e dos seus impactos na igualdade no Direito Tributário e no Direito Social. “Trata-se de uma proposta conceitual antiga, que nunca fora implementada no Brasil, mas que pressupõe, na sua essência, viabilizar que o cidadão desempregado ou de baixa renda receba uma renda mínima do Estado, visando a garantir sua subsistência e a lhe proporcionar condições mínimas para que possa encontrar trabalho e sobreviver sem a ajuda do Estado”, explica Fossati.

O congresso, que acontece no auditório da PRR2 (Av. Almirante Barroso, 54, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro), é organizado pelo procurador regional da República Luís Cesar Souza de Queiroz e tem coordenação científica do procurador da Fazenda Nacional Daniel Giotti de Paula. Os interessados em participar devem preencher o formulário (clique aqui) até 6 de setembro.  O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail prr2-nucdf@mpf.mp.br ou 3554-9291.


Constituição, Economia e Segurança Jurídica

$
0
0
Descrição: A pesquisa visa estimular posições críticas dos alunos em relação a artigos/ideias apresentados. O debate feito por meio de contra-pareceres será constituído por textos que versam sobre economia (Plano Real, Ortodoxia financeira, Banco Central) e sobre multiperspectivas constitucionais (Cláusula Pétrea, incerteza judicial e insegurança jurídica).
Professor Responsável: Joaquim Falcão
Participantes: Erick Sobral, Gabriel Areal, Guilherme Hazell, José Marinho, karine Gomes, layla Salles, Luiz Carlos Rodrigues, Mayrinkellison Peres, Pedro Lucas Nascimento, Rafaella Jaroslavsky. 

Capa: 

Tema: 

FGV Direito Rio recebe inscrições para o processo de seleção do programa de mobilidade acadêmica internacional

$
0
0
Alunos de graduação poderão estudar em outros países em 2020.1
FGV Direito Rio recebe inscrições para o processo de seleção do programa de mobilidade acadêmica internacional

A Coordenação de Relações Internacionais (CRI) da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), torna público o processo de seleção de estudantes de graduação da FGV Direito Rio para realização de programa de mobilidade acadêmica internacional para o primeiro semestre de 2020 (2020.1), em Instituições de Ensino Superior estrangeiras (IES estrangeiras) parceiras da FGV Direito Rio. 

O programa permite que, durante seis meses, os alunos entrem em contato com culturas dos quatro cantos do mundo e vivenciem diferentes cotidianos. Paris, Madrid, Nova Iorque, Buenos Aires, Berlim, Sydney, Nova Deli, Pequim... Para onde você vai?

A data limite de inscrição é até 20 de setembro e os documentos serão aceitos apenas em versão digitalizada, em formato PDF, para o e-mail cri.direitorio@fgv.br. Podem se inscrever alunos que estejam no 5º período em diante.

 

 

CONFIRA O EDITAL:

EDITAL

ANEXO I

ANEXO II

ANEXO III

Processo Sancionador no BACEN e CVM.

$
0
0

Público Alvo: 

Advogados, Procuradores, Magistrados, Profissionais do mercado financeiro e de capitais e demais interessados no tema.

Objetivos: 

O curso visa discutir aspectos teóricos e práticos do processo administrativo sancionador no Bacen e na CVM. Para isso, abrange aspectos estruturais do Sistema Financeiro Nacional, do processo de supervisão prudencial e de conduta realizado pelo Bacen e pela CVM. Além disso, visa sensibilizar sobre a importância de avaliar com frequência a conformidade com a legislação, as penalidades aplicáveis aos gestores e os riscos envolvidos no descumprimento das obrigações. 

 

Inscrição e Matrícula: 

A inscrição é efetuada pelo link de inscrição mediante o envio do formulário e pagamento do valor correspondente. O preenchimento do formulário de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato.

Outras informações: 

  •  Contato: 55 21 3799-5350 ou direitopec@fgv.br

  •   Investimento: R$ 2.160,00 à vista ou parcelado em até três vezes sem juros no cartão de crédito (Visa ou Mastercard).

  •  O Certificado digital será para os participantes que tiverem a presença mínima de 75%.

  •  Vagas limitadas.

Processo Sancionador no BACEN e CVM.

Período de inscrição: 

06/09/2019 até 07/11/2019

Período de aulas: 

08/11/2019 até 28/11/2019

Dia e Horário: 

Terças, quintas e sextas, das 19h às 22h

Carga Horária: 

24h

Local de Realização: 

Sede FGV. Praia de Botafogo, 190

IV Seminário de Integração FGV Direito Rio e Faculdade de Direito da UERJ :: Transformações do Direito Administrativo: Liberdades econômicas e regulação

$
0
0

Investimento: 

Gratuito

IV Seminário de Integração FGV Direito Rio e Faculdade de Direito da UERJ :: Transformações do Direito Administrativo: Liberdades econômicas e regulação

09h00 até 18h00

O Evento: 

Programação (em breve)

 

 

Local: 

FGV Direito Rio: Praia de Botafogo, 190, 8º andar - sala 811

FGV Direito Rio inicia processo seletivo para o primeiro doutorado de Regulação do Brasil

$
0
0
Inscrições para o curso terminam no dia 1º de outubro
FGV Direito Rio inicia processo seletivo para o primeiro doutorado de Regulação do Brasil

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) abre o processo seletivo para o primeiro doutorado com área de concentração em Direito da Regulação do Brasil, com duas linhas de pesquisa: “Governança Regulatória, Instituições Justiça” e “Economia, Intervenção e Estratégias Regulatórias”. As inscrições para o curso começam no dia 12 de setembro e terminam em 1º de outubro. O tema da área de concentração do curso está no centro dos debates sobre as recentes transformações na estrutura do Estado Administrativo.

“O tema é considerado central no Brasil e no mundo, ao passar não apenas por debates sobre recentes transformações na estrutura do Estado Administrativo, como, para mencionar apenas alguns exemplos, a discussão de temas relacionados à concepção, implementação e monitoramento de políticas públicas, ao desenvolvimento de setores de infraestrutura, à definição e a implementação, via regulação, de objetivos constitucionais importantes, à regulação de tecnologias e ao conhecimento e à análise das interações entre os mecanismos estatais e não estatais de regulação”, explica o coordenador da Pós-graduação Stricto Sensu da FGV Direito Rio, Fernando Leal.

O processo seletivo para as seis vagas disponíveis (três para cada linha de pesquisa) está organizado em quatro etapas: prova de língua inglesa, prova de conhecimentos específicos – a ser respondida com base na literatura indicada no edital –, análise e avaliação de projeto e entrevista com arguição de projeto. Podem participar portadores de diploma de mestre, preferencialmente em Direito, de instituições nacionais ou, no caso de candidatos com formação no exterior, com o diploma revalidado.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital: https://mestrado-rio.fgv.br/sites/mestrado-rio.fgv.br/files/arquivos/edital_do_doutorado_direito_rio_2020.pdf

FGV Direito Rio recebe candidatos para apresentação do curso de Mestrado

$
0
0
O objetivo do evento era esclarecer dúvidas dos interessados
FGV Direito Rio recebe candidatos para apresentação do curso de Mestrado

Na última quarta-feira, 11, a FGV Direito Rio realizou a palestra de apresentação do curso de Mestrado em Direito da Regulação. O evento teve como objetivo apresentar o curso e esclarecer dúvidas dos candidatos que desejam ingressar na turma de 2020.

A palestra foi ministrada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FGV Direito Rio, professor Fernando Leal, que apresentou o programa do curso, a metodologia de ensino, as linhas de pesquisa, os projetos desenvolvidos, o regulamento e informações mais detalhadas do curso.

O curso está em fase de processo seletivo para a turma que terá início no primeiro semestre de 2020. O Mestrado da FGV Direito Rio tem por principal objetivo contribuir para o aprimoramento da pesquisa nacional na área regulatória, visando a ser uma referência no Brasil e no exterior na área. O programa desenvolve estudos e pesquisas destinados à compreensão adequada dos diferentes aspectos por trás do exercício de atividades regulatórias e propõe soluções para lidar com os problemas gerais e setoriais da regulação.

Os interessados deverão optar por uma das linhas de pesquisas oferecidas pelo programa: Governança Regulatória, Instituições e Justiça ou Economia, Intervenção e Estratégias Regulatórias. O processo seletivo é composto por três etapas: no dia 18 de outubro ocorre a 1ª fase com a aplicação da prova de língua inglesa; no dia 08 de novembro serão aplicadas as provas de conhecimentos específicos com base na bibliografia indicada em edital e, entre os dias 25 e 29 de novembro, ocorrem as entrevistas dos candidatos com a banca examinadora do processo seletivo.

As inscrições vão até 1 de outubro e as aulas começam no dia 09 de março de 2020 na sede da FGV, no Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 190. Botafogo). A carga horária do curso é de 450h, com duração de 24 meses.

 

Saiba mais: https://direitorio.fgv.br/mestrado/processo-seletivo

Clínica do NPJ atende lawtech de resolução consensual de conflitos

$
0
0
Clínica do NPJ atende lawtech de resolução consensual de conflitos

Em agosto de 2019, a Clínica LAJUNT (Laboratório de Assessoria Jurídica a Novas Tecnologias) do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FGV Direito Rio atendeu a lawtech Mediar360 (http://www.mediar360.com.br/), uma plataforma inteligente de negociação, conciliação e mediação voltada para resolução eficiente de conflitos empresariais.

O LAJUNT presta consultoria jurídica gratuita aos empreendedores iniciantes (startups) nas diversas fases da construção de um negócio, desde a concepção da ideia, definição do modelo, relação entre sócios, investidores e colaboradores, estruturação do projeto, proteção da propriedade intelectual, captação de recursos até o pleno funcionamento da empresa e geração de receita.

Para Andrea Maia, sócia da Mediar360, foi uma grande oportunidade apresentar a plataforma e receber atendimento jurídico da Clínica LAJUNT: “Fiquei muito feliz de apresentar nossa plataforma e receber feedbacks e apoio jurídico dessa turma super antenada e cheia de energia. Agradeço muito ao Helder Galvão, Felipe Hanszmann e a Nós8 por essa manhã incrível com os alunos de vocês”.

Para o professor André Mendes, coordenador do NPJ, o trabalho da Clínica LAJUNT, supervisionada por Helder Galvão e Felipe Hanszmann, além de expressar inovação em prática jurídica, aponta para o compromisso do NPJ com as práticas de resolução consensual de conflitos: “Desde dezembro de 2018, com a nova resolução do MEC que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, a resolução consensual de conflitos passou a ser obrigatória nos Núcleos de Prática Jurídica. O atendimento ao Mediar360 permite aos alunos e alunas a aproximação prática com o tema, no contexto do impacto da tecnologia no mundo do Direito”.

Clique aqui para conhecer as publicações do NPJ.


E-Commerce, Defesa do Consumidor e Proteção de Dados

$
0
0

Investimento: 

Gratuito 

E-Commerce, Defesa do Consumidor e Proteção de Dados

13h30 até 18h30

O Evento: 

O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI), da FGV Direito SP, e o Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS), da FGV Direito Rio, convidam a todas e a todos para uma discussão rica e multissetorial sobre os desafios da regulação jurídica das práticas de e-commerce no contexto da economia do compartilhamento. O evento recebe convidados do setor público, do mercado e da academia para discutir, dentre outros temas, o problema da responsabilidade civil de plataformas digitais por atos ilícitos praticados por ofertantes e os desafios relacionados à aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados aos marketplaces em harmonia com o Código de Defesa do Consumidor.

PROGRAMAÇÃO:

Welcome Coffee (13h00-13h30)

Keynote Speech: A responsabilidade de intermediários na Internet e os desafios de sua disciplina no Brasil (Deputado Federal Alessandro Molon - PSB/RJ) (13h30-14h00)

Mesa: Quem, quando e como – responsabilidade civil de intermediários e uso de dados pessoais entre o CDC e a LGPD (14h00-16h30)

●     Bruno Bioni (Data Privacy Brasil)

●     Marcos Antonio da Silva Costa (MPF)

●     Luiza Louzada (UERJ)

●     Raíssa Moura Ferreira (In Loco)

●     Chiara de Teffé (Ibmec)

●     Ivar A. Hartmann (CTS/FGV Direito Rio)

●     Moderação: Victor Doering Xavier da Silveira (CEPI/FGV Direito SP)

Local: 

Sede FGV: Praia de Botafogo, 190 - Auditório do 12º andar

Aula aberta | Os desafios do Direito das empresas em dificuldade

$
0
0

Aula aberta | Os desafios do Direito das empresas em dificuldade

19h00

O Evento: 

A FGV DIREITO RIO apresenta a Aula aberta: Os desafios do Direito das empresas em dificuldade que integra o programa do curso LL.M em Direito: Societário e Mercado de Capitais. O curso tem como objetivo preparar profissionais para lidar com questões atuais na área de Direito Societário e Mercado de Capitais em um cenário de globalização. Na ocasião será possível experimentar a metodologia aplicada e conhecer toda a infraestrutura disponível para os alunos.

 

Local: Sede FGV – Praia de Botafogo, 190. 8º andar - sala 810. Botafogo. Rio de Janeiro.

 

Palestrantes: Márcio Guimarães e Paulo Penalva.

 

Doutor pela Université Toulouse 1 Capitole (Centre de Droit des Affaires). Professor visitante da Université Paris II - Panthéon-Assas. Max Schmidheiny professor da Universidade de Saint Gallen (Suíça). Visiting scholar na Harvard Law School. Professor de Direito Comercial da Graduação e da pós-graduação da Escola de Direito Rio da FGV, atuando como professor responsável pelo curso Direito Societário e Mercado de Capitais e pelas disciplinas de Direito das Empresas em Dificuldades, Organização Jurídica da Pequena Empresa e Sociedades Empresárias, no LL.M em Direito do FGV Law Program. Acadêmico fundador da ABDC – Academia Brasileira de Direito Civil. Autor de diversos artigos e livros publicados. Foi membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por dezenove anos, com atuação em Promotoria de Massas Falidas da Capital, por quatorze anos. Advogado.

 

Pós-Graduado em Direito Empresarial pelo Instituto de Direito Público e Ciência Política da FGV. Bacharel em Direito pela UERJ. Conferencista da EMERJ. Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Professor convidado, atuando como responsável pela disciplina de Sociedade Anônima no LLM em Direito: Societário e Mercado de Capitais do FGV Law Program.

 

 

Saiba mais sobre o curso: https://direitorio.fgv.br/pos-graduacao/llm-direito-societario-e-mercado-de-capitais

 

1° Encontro Brasileiro da Sociedade Internacional de Direito Público: ICON-S BRASIL

$
0
0
1° Encontro Brasileiro da Sociedade Internacional de Direito Público: ICON-S BRASIL

Investimento: 

Gratuito 

1° Encontro Brasileiro da Sociedade Internacional de Direito Público: ICON-S BRASIL

09h00 até 19h00

O Evento: 

A FGV Direito Rio convida a todos para o evento ICON-S Brasil: 1o Encontro da Seção Brasileira da Sociedade Internacional de Direito Público (ICON-S) que acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro na Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. O encontro, que marcará o lançamento da seção brasileira do ICON-S, tem por objetivo prover a apresentação e a discussão de trabalhos acadêmicos inéditos e em desenvolvimento por pesquisadores brasileiros. O evento contará com mesas redondas sobre tópicos relevantes do direito público e os trabalhos selecionados em uma chamada pública de submissões serão debatidos por professores integrantes do Conselho Consultivo da seção brasileira do ICON-S Brasil e por professores da FGV Direito Rio. A palestra de abertura será proferida pelo professor Mattias Kumm (NYU / WZB Berlin).

DATA: 10 e 11 de outubro
HORÁRIO: 09:00 às 19:00

PROGRAMAÇÃO:

DIA 1

Abertura 9am – Sérgio Guerra (FGV Direito Rio), Estefânia Barboza (UFPR e Uninter) e Diego Werneck Arguelhes (Insper)

Palestra de abertura (9:30-10:30) - "Constitutionalism: Revolutionary, Transformative and Militant", Mattias Kumm (NYU Law School / WZB Berlin)

Painéis formados com trabalhos submetidos – 10:45h às 12:45h

Painel 1 - Populismo e Democracia

 

 Comentadora: Estefânia Barboza, (UFPR e Uninter)

Heloisa Fernandes Câmara (UFPR)

Populismo(s): retomada dos usos do termo para compreensão do populismo constitucional

Thiago Nogueira Araújo (PUC-MG)

Crise e Deterioração na recessão das democracias constitucionais: o caso brasileiro no período entre 2015-2018 como paradigma de Erosão da Democracia

Adriana Inomata (UFPR)

Grades de proteção para a democracia brasileira: mecanismos formais e informais para conter a deterioração democrática no Brasil.

Fernando José Gonçalves Acunha (Uniceub)

A democracia na América Latina (e no Brasil) está efetivamente em risco?

 

Painel 2 - Instituições políticas brasileiras: diagnósticos e reformas

 

Comentador: Virgílio Afonso da Silva, USP

Katya Kozicki (UFPR)

Considerações sobre a (suposta) ideologia político-jurídica majoritária do Governo Bolsonaro.

Wagner Vinicius de Oliveira (UFRJ)

Atuação Judicial no Jogo Político Eleitoral: as fronteiras do político e do jurídico

José Arthur Castillo de Macedo (IFPR)

Todos os caminhos levam à Brasília: critérios para interpretar a repartição constitucional de competências à luz do autogoverno

Roberto Dalledone Machado Filho (UnB)

O Desenho Instituto do Processo de Impeachment

Painéis formados com trabalhos submetidos – 14h às 15:45 

Painel 3 - Desenho Institucional e Controle de Constitucionalidade (1)

 

Comentador: Diego Werneck Arguelhes, Insper

Miguel Gualano de Godoy (UFPR)

O STF negociador: é possível conciliação em ADI?

Pedro de Castro (USP)

Desenho institucional e concordância estratégica em tribunais: evidências de um experimento natural no STF

Amanda Melillo de Matos (USP)

Supremo Fragmentado: fases deliberativas e variáveis institucionais de uma performance individualista

 

Painel 4 - Desenho Institucional e Controle de Constitucionalidade (2) 

 

Comentador: Thomaz Pereira, FGV-RJ

Nicola Tommasini (Yale) e Pedro Arcain (USP)

A banalização do controle de constitucionalidade de emendas constitucionais no Brasil

Daniel Bogéa (Univ. de Gênova)

Dialogue or Symbiosis? An evolutionary approach to STF's institutional development

Tainah Simões Sales (UFC/Unifor)

A Audiência Pública como instrumento de democratização do controle concentrado de constitucionalidade no Brasil: entre a pretensão e a realidade

Mesa redonda:  Separação de poderes e interpretação constitucional, 16h-17:30h

Jane Reis (UERJ), Thomaz Pereira (FGV Direito Rio), Thomas Bustamante (UFMG)

Moderação: Eduardo Jordão (FGV Direito Rio)   

    

DIA 2

Mesa redonda: Constitucionalismo e Estado de Direito: Agendas para tempos de crise? 9h-10h30

Marta Machado (FGV Direito SP/CEBRAP), Emilio Peluso (UFMG), Estefânia Barbosa (UFPR e Uninter)

Moderação: Flávia Lima (Universidade Pernambuco / Faculdade Damas)

  

Painéis formados com trabalhos submetidos – 10:45 – 12h30  

Painel 5 - Gênero, política e constitucionalismo 

 

Comentadora: Lígia Fabris, FGV Direito Rio

Marina Bonatto (PUC-PR)

A Cidadania Feminina entre o Público e o Privado

André Demetrio Alexandre (U. Carlos III, Madrid)

Quando o gênero dialoga com a jurisprudência: a busca por um constitucionalismo feminista

Letícia Regina Camargo Kreuz (UFPR)

Fraudes eleitorais às cotas de gênero entre os conceitos de constitucionalismo abusivo e lawfare

 

Painel 6: Pensamento constitucional contemporâneo 

 

Comentador: Fernando Leal, FGV Direito Rio

Daniel Capecchi Nunes (UFRJ)

A Burocracia como Guardiã da Constituição: democracia e separação de poderes no Estado administrativo

Bernardo Gonçalves Fernandes (UFMG)

O Constitucionalismo como dinâmica de poder da Constituição: interlocução crítica ao pensamento de Landau e Albert

Rafael Bellem de Lima (Insper)

Argumentação jurídica e intensidade do controle judicial: a relação entre direitos e argumentos sobre competência institucional

 

Painéis formados com trabalhos submetidos – 14h às 15:45

Painel 7: Mudança Social, Tribunais e Mudança Constitucional 

 

Comentador: Emílio Peluso, UFMG

Breno Baia Magalhães (UFPA)

Ciclos e Continuidades na Teoria Constitucional Brasileira: a Corte como um Supremo Iluminista

Larissa Ramina (UFPR)

Historia y cambio en derecho internacional en América Latina: el giro historiográfico y el giro decolonial

Melina Girardi Fachin (UFPR)

Divergências e resistência: backlash em relação ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos?

 

Painel 8: Controle do Estado e proteção a direitos

 

Comentadora: Jane Reis, UERJ

Natália Pires de Vasconcelos (Insper)

Entre justiça e gestão: STF, CNJ e a judicialização da saúde

Fábio Carvalho Leite (PUC-RJ)

Problemas do tipo penal de desacato para além da violação à liberdade de expressão: reflexões a partir da análise das decisões do Tribunal de Justiça e do Juizado Especial Criminal do Rio de Janeiro

Gabriel Schulman (Univ. Positivo - PR)

A proteção de dados pessoas: releitura à luz da proporcionalidade

Palestras de encerramento: Dilemas do pensamento constitucional brasileiro, 16h-17:30

Vera Karam de Chueiri (UFPR)

Moderação: Diego Werneck Arguelhes, Insper

Local: 

Sede FGV: Praia de Botafogo, 190 - Auditório do 12º andar

Seminário Internacional do Projeto Regulação em Números

$
0
0

Investimento: 

Gratuito 

Seminário Internacional do Projeto Regulação em Números

08h30

O Evento: 

A FGV Direito Rio convida para o II Seminário do Projeto Regulação em Números que tem por objetivo debater com reguladores, membros da academia e agentes de mercado pesquisas empíricas na área de regulação. Na ocasião, será realizada ainda a cerimônia de entrega do II Prêmio FGV Direito Rio – Melhores Práticas em Regulação

PROGRAMAÇÃO:   

08:30 – 09:00 Recepção /Credenciamento dos Participantes

09:00 Abertura

Sérgio Guerra (FGV Direito Rio)

9:30 – 11:15 Mesa 1: Perspectivas da Pesquisa Empírica em Regulação

Matthew Stephenson (Harvard Law School)

Natasha Salinas e Leandro Molhano (FGV Direito Rio)

Alketa Peci (EBAPE/FGV)

Moderadora: Patrícia Sampaio (FGV Direito Rio)

11:15 – 11:30 - Coffee Break

11:30 – 12:45 Mesa 2: A Pesquisa Empírica sobre Órgãos de Controle

Ivar Hartmann (FGV Direito Rio)

Eduardo Jordão (FGV Direito Rio)

André Rosilho (Direito GV)

Moderador: Fernando Leal (FGV Direito Rio)

INTERVALO: 12:45 – 14:00

14:00 – 15:30 Mesa 3: Medindo a Corrupção no Brasil

Michael Mohallem (FGV Direito Rio)

Eliza Massard da Fonseca (FGV/EAESP)

Claudia Sanen (Transparência Internacional)

Moderador: Matthew Stephenson (Harvard Law School)

15:30 – 15:45 – Coffee Break

15:45 – 17:15 Mesa 4: Medindo a Transparência das Agências Reguladoras

Natasha Salinas (FGV Direito Rio)

José Vicente Mendonça (UERJ)

Moderador: Robert Gregory Michener (EBAPE/FGV)

17:15 – 18:00 Entrega do “Prêmio FGV Direito Rio – Melhores Práticas em Regulação” e breve apresentação do projeto vencedor

Local: 

Praia de Botafogo, 190, Auditório 12° andar

FGV Direito Rio realizou palestra de apresentação do curso de Doutorado em Direito da Regulação

$
0
0

O PPGD da FGV Direito Rio realizou ontem a palestra de apresentação do curso de Doutorado em Direito da Regulação. O evento teve como objetivo apresentar o curso e esclarecer dúvidas dos candidatos que desejam ingressar na turma de 2020.

A palestra foi ministrada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FGV Direito Rio, professor Fernando Leal, que apresentou a proposta do curso e a sua estrutura.

O curso está em fase de processo seletivo para sua primeira turma. O Doutorado, como peça central do projeto institucional da FGV Direito Rio, inova no método de ensino, valendo-se de instrumental teórico sofisticado e do exame de experiências regulatórias bem-sucedidas no Brasil e no exterior, sobretudo desenvolvendo-as e adaptando-as, de modo a estimular, a partir de perspectivas interdisciplinares, raciocínios analíticos, críticos e propositivos voltados para a identificação, prevenção e solução de problemas na área. O curso também pretende fornecer aos doutorandos formação metodológica rigorosa e capacitação para a atuação docente por meio de seminários e disciplinas específicos.

Os interessados deverão optar por uma das linhas de pesquisas oferecidas pelo programa: Governança Regulatória, Instituições e Justiça ou Economia, Intervenção e Estratégias Regulatórias. O processo seletivo é composto por quatro etapas: no dia 18 de outubro ocorre a 1ª fase com a aplicação da prova de língua inglesa; no dia 08 de novembro serão aplicadas as provas de conhecimentos específicos com base na bibliografia indicada em edital; a 3ª fase consiste na avaliação do projeto e, entre os dias 25 e 29 de novembro, ocorrem as entrevistas dos candidatos com a banca examinadora do processo seletivo.

As inscrições vão até 1 de outubro e as aulas começam no dia 09 de março de 2020 na sede da FGV, no Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 190. Botafogo).
Saiba mais: https://direitorio.fgv.br/doutorado/processo-seletivo

Viewing all 2114 articles
Browse latest View live