Quantcast
Channel: FGV Direito Rio
Viewing all 2114 articles
Browse latest View live

O impacto do ativismo online na política brasileira e global: a experiência da AVAAZ

$
0
0

O impacto do ativismo online na política brasileira e global: a experiência da AVAAZ

16h00

O Evento: 

Qual é sua grande ideia para mudar o Brasil e o mundo? Como ideias de empreendedorismo social podem preencher eventuais vácuos deixados pelo estado e pelo mercado? Após receber o criador do Atlas Político, Andrei Roman, para o primeiro encontro, o Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) recebe o professor Michael Mohallem, Diretor de Campanhas do site AVAAZ no Brasil para contar a história da ideia que tem mudado a vida de centenas de pessoas ao redor do mundo.

Composto por uma comunidade de milhares de ativistas em 15 diferentes línguas e 6 continentes diferentes, o AVAAZ atua por meio da criação e assinatura de petições online em prol de causas sociais, organização de debates, protestos, e utilizando diversas ferramentas para pressionar o governo e a sociedade a tomar medidas essenciais para informar as decisões que afetarão a todos. O mecanismo das petições é efetivo? É possível um ativismo online? Ele substitui formas de ativismo tradicionais? Essas serão algumas das questões debatidas no encontro.

Michael Freitas Mohallem é Doutorando (PhD) e LL.M em Direito Público e Direitos Humanos pela University College London (UCL). Especialista em Ciência Política pela UnB, graduado em Direito pela PUC-SP e pesquisador do projeto Oxford Reports on International Law in Domestic Courts. Diretor de Campanhas no Brasil da organização AVAAZ. Foi assessor parlamentar da Liderança do Governo no Senado Federal e assessor jurídico no Ministério da Justiça. Coordenador do Programa de Moot Courts FGV DIREITO RIO e pesquisador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV DIREITO RIO.

Observações:

- Evento aberto ao público (vagas limitadas à lotação da sala);
- A FGV não permite a entrada de pessoas trajando shorts, camisetas, chinelos e similares.

Local: 

Sede FGV. Praia de Botafogo, 190. Sala 902.


Participe da Campanha do Dia das Crianças

$
0
0
Colaboradores podem doar material para pintura até 10/10
Participe da Campanha do Dia das Crianças

A FGV DIREITO RIO realiza a Campanha Dia das Crianças. A iniciativa visa dar mais cor e alegria aos pequenos da comunidade Pavão-Pavãozinho a partir de um gesto de solidariedade. Todos os colaboradores, alunos e prestadores de serviço estão convidados a doar materiais de artes para atividades recreativas até o dia 10 de outubro. Os interessados devem entregar suas doações nas caixas coletoras colocadas no oitavo, nono e 13º andares do edifício sede da FGV (Praia de Botafogo, 19). Aqueles que quiserem participar da ação social, no dia 18 de outubro, das 9h às 11h, deverão enviar um e-mail para gestão.pessoas.direitorio@fgv.br.

Para o êxito da ação social, serão aceitas doações de telas para pintura, tintas guache, massa de modelar, folhas de E.V.A. e de papel colorido, lápis de cor e de cera, cola colorida, gliter, palitos de picolé e fita adesiva colorida. As doações podem ser feitas também em dinheiro, que deverão ser entregues à equipe de Gestão de Pessoas da FGV DIREITO RIO.

No dia 18, serão realizadas oficinas recreativas para garantir um dia de muitas brincadeiras e diversão para a criançada, sem deixar de lado o aspecto educativo. Os colaboradores da FGV DIREITO RIO e a equipe da Pastoral da Criança vão ensinar os pequenos a fazer porta lápis com palitos de picolé, brinquedos com material reciclado, desenhos e colagens, entre outras atividades.

“Realizar trabalhos voluntários é uma forma de contribuir de alguma forma com a sociedade, utilizando um pouco do que aprendemos para ajudar pessoas que não tiveram a mesma oportunidade. É também uma maneira de conhecer a realidade que nos rodeia, proporcionando-nos novas experiências e uma diferente visão do mundo”, explica a Coordenadora de Gestão de Pessoas, Isabela Siqueira.

A Campanha do Dias das Crianças marca a celebração de um ano da parceria entre a FGV DIREITO RIO e a Pastoral da Criança, uma organização que visa o desenvolvimento integral das crianças a partir de ações que estimulem a saúde, educação, nutrição e cidadania. Na mesma comunidade, a Escola realizou ações semelhantes na Páscoa, em 2014, e no Natal e Dia das Crianças do ano passado.

Todos os colaboradores e alunos estão convidados para participar da Campanha. Participe, faça uma criança feliz!

Campanha Dia das Crianças

Local da doação: Sede FGV (Praia de Botafogo, 190) – 8º, 9º e 13º andar.
Doações: até 10 de outubro
Data da Ação: 18 de outubro, de 9h às 11h.
Local da Ação: Comunidade Pavão-Pavãozinho

CTS amplia debates sobre patentes e acesso a medicamentos

$
0
0
Advogada com atuação na OMS e Médicos sem Fronteiras será palestrante

Desde agosto, o Centro de Tecnologia e Sociedade vem colaborando com Universities Allied for Essential Medicines na realização de uma série de eventos para discutir a questão do acesso a medicamentos e das patentes farmacêuticas.No dia 8 de outubro, às 14h, na sede da FGV, o CTS dá sequência ao projeto com o debate “Patentes, acesso a medicamentos e desenvolvimentos”. A participação é aberta ao público.

A convidada desta edição é Ellen ‘t Hoen, advogada com mais de 30 anos de experiência em saúde internacional, que trabalha com questões relacionadas a políticas públicas em propriedade intelectual na área farmacêutica, com atuação na Organização Mundial de Saúde e no Médicos Sem Fronteiras. Ellen vai discutir estratégias de enfrentamento aos desafios para garantir o acesso a medicamentos, com foco em modelos alternativos de financiamento para pesquisa e desenvolvimento.

Trata-se de uma questão de suma importância, principalmente quando se observa os impactos que os regimes de proteção às patentes podem gerar no acesso à medicamentos considerados essenciais. No caso de países em desenvolvimento, essa discussão torna-se ainda mais premente. 

Assim, a ideia desses eventos é debater as patentes farmacêuticas sob o viés do interesse público, levando em consideração o seu papel para o desenvolvimento, sempre com a presença de convidados internacionais. Nas edições anteriores, foram introduzidos o tema das patentes para aqueles que ainda não conheciam o seu funcionamento e discutimos os cenários brasileiro e indiano. Conversamos também sobre as políticas públicas de desenvolvimento do setor, em nível nacional e internacional. Também conhecemos um pouco do ativismo que vem sendo desempenhado sobre essa questão. 

Os eventos anteriores contaram com a participação de Koichi Kameda, mestre em Bioética e doutorando em Saúde Coletiva; e K.M. Gopakumar, Conselheiro Jurídico e Pesquisador Sênior da Third World Network (27 de agosto); Valbona Muzaka, do departamento de estudos Europeus e Internacionais da King's College London e pesquisadora visitante no CTS/FGV; Pedro Villardi, coordenador do Grupo de Trabalho em Propriedade Intelectual e da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS - ABIA; e Claudia Chamas, professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da UFRJ e coordenadora da área de Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento (04 de setembro).

Novo doutor! Diego Werneck Arguelhes apresenta tese em Yale

$
0
0
Trabalho foi apresentado no fim de setembro, nos EUA
Novo doutor! Diego Werneck Arguelhes apresenta tese em Yale

O professor da FGV DIREITO RIO, Diego Werneck Arguelhes, defendeu sua tese de doutorado,  no final de setembro, junto à faculdade de direito da Universidade Yale (EUA). Seu trabalho buscou investigar as consequências da continuidade judicial nos processos de transição democrática no Brasil e na Argentina. A banca avaliadora foi composta pelos professores Bruce Ackerman, Jack Balkin, James Whitman, todos do corpo docente de Yale, e por Luis Roberto Barroso, professor da UERJ e Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Nos seis anos de doutorado, Diego estudou o que ocorre quando se procura construir uma nova ordem constitucional com tribunais antigos. Sua tese mostra que, tanto no caso do Brasil, quanto no da Argentina, as cortes supremas fizeram com que partes importantes do direito constitucional de períodos autoritários sobrevivessem à transição para a democracia que começou nos anos 80.

Segundo Diego, o orientador de seu trabalho, professor Bruce Ackerman, tem se dedicado nas últimas décadas a entender como ocorrem mudanças constitucionais, sobretudo na história dos EUA, mas também em processos de transição para democracia ao redor do mundo.  Nesse tipo de debate, o caso do Brasil se torna particularmente interessante pela combinação de mudança e continuidade que marcou nossa história constitucional recente.

“O Brasil tem uma constituição nova, aplicada por juízes indicados pelo regime militar; na Argentina, trocam-se os juízes, mas não se elabora uma nova constituição. Nos dois casos, porém, não se inventou uma instituição judicial nova: a Suprema Corte e o Supremo Tribunal Federal chegam na democracia com uma longa tradição de precedentes desenvolvidos em períodos autoritários. Esse passado pode se tornar um problema na construção de novas instituições democráticas”, explicou.

Parabéns ao novo doutor! 

Roda Viva - The Global Response to Tobacco

$
0
0

Roda Viva - The Global Response to Tobacco

11h00 até 12h30

O Evento: 

Nesta edição, o Roda Viva vai debater o direito à saúde numa perspectiva internacional.

O Palestrante:

Oscar A. Cabrera

Advogado. LL.M. pela University of Toronto com concentração em Health Law and Policy. Diretor do O’Neill Institute for National and Global Health Law da Georgetown University e Visiting Professor of Law no Georgetown University Law Center.

 

Observações:

- A palestra será realizada em inglês;
- Evento aberto aos alunos de graduação da FGV DIREITO RIO(não há necessidade de inscrição).

Local: 

Sede FGV. Praia de Botafogo, 190. Hall do 8º andar.

Jovens professores apresentam trabalho em evento global em Stanford

$
0
0
Diego Werneck Arguelhes e Ivar A. Hartmann representam FGV DIREITO RIO
Jovens professores apresentam trabalho em evento global em Stanford
Os professores Diego Werneck Arguelhes e Ivar A. Hartmann participam, nos dias 10 e 11 de outubro, do “Stanford International Junior Faculty Forum”, na Califórnia. Organizado anualmente e de maneira alternada entre a Stanford Law School e a Harvard Law School, o evento reúne jovens professores – doutores e doutorandos em Direito – de todos os continentes que atuem fora dos EUA. O objetivo do fórum é incentivar a pesquisa de excelência e interdisciplinar sobre diferentes sistemas  legais em um mundo acadêmico cada vez mais globalizado. 
 
Os professores da FGV DIREITO RIO vão apresentar o paper “Timing Control without Docket Control: How Individual Justices Shape the Brazilian Supreme Court’s Agenda”. O trabalho utiliza dados da base do projeto Supremo em Números, em especial do 3º Relatório (“O Supremo e o Tempo”), para discutir como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) utilizam os pedidos de vista. Foi usada também, em caráter experimental, a base de dados do projeto História Oral do Supremo, contextualizando os dados quantitativos com os relatos dos ministros sobre o uso dos pedidos de vista.
 
Na avaliação dos pesquisadores do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS), embora o regimento interno do STF limite a duração dos pedidos a algumas semanas, os ministros utilizam esse poder com muita liberdade, ultrapassando em muito o prazo determinado, e transformando a vista em um poder de veto. A partir desses resultados, Diego e Ivar procuram interpretar o pedido de vista como mecanismo pelo qual os ministros determinam unilateralmente o que e quando o tribunal decide.
 
Os trabalhos que serão apresentados no evento passaram por rigoroso processo seletivo. Acadêmicos de todo mundo submeteram trabalhos à Comissão Organizadora. Somente 9 foram selecionados para o Fórum, com os autores sendo convidados a participar do evento com todas as despesas custeadas pela Stanford Law School.

Livro fala sobre engajamento político-democrático na internet

$
0
0
Obra explora possibilidades de transformação da política pela rede
FGV DIREITO RIO e Juruá Editora lançam “Democracia Conectada: A Internet como Ferramenta de Engajamento Político-Democrático”

O livro “Democracia Conectada: A Internet como Ferramenta de Engajamento Político-Democrático”, de autoria do Eduardo Magrani - líder de projetos do Centro de Tecnologia e Sociedade e professor convidado da graduação da FGV DIREITO RIO - busca analisar o potencial democrático da internet na contemporaneidade. A publicação avalia a eficácia das plataformas online, como as redes sociais, em criar espaços participativos e transparentes de comunicação entre os cidadãos e o poder público. A obra será lançada no próximo dia 31 de outubro, às 18h, na Livraria da Travessa, em Botafogo.

“Como pesquisador na área de Propriedade Intelectual, acompanhei nos últimos anos as discussões sobre os impactos das novas tecnologias na sociedade. Muito se avançou na análise da crise que enfrenta atualmente a regulação de direitos autorais; no entanto, pouco se desenvolveu o debate acerca de como a internet pode ser utilizada para o aperfeiçoamento dos sistemas democráticos. Senti necessidade, portanto, de compreender melhor esse fenômeno, investigando seu papel na ampliação da participação política e deliberativa dos cidadãos”, avalia Eduardo.

Embora identifique exemplos bem-sucedidos de como a tecnologia tem um papel fundamental na política, o autor não pretende apresentar uma visão utópica dessa relação. Logo, dedicou um capítulo inteiro para comentar os limites da democracia digital no Brasil que necessitam ser superados.

“As novas tecnologias podem e devem ajudar a sociedade a ter mais mecanismos de controle e pressão sobre o poder público, permitindo também ao Estado usufruir dos espaços digitais a fim de reduzir o déficit de representatividade. Por outro lado, há uma série de riscos. As ameaças contra a privacidade, o fato de ainda existirem muitos cidadãos excluídos deste universo online, além de vários outros obstáculos, são fatores representativos da diminuição do potencial que essas plataformas possuem”, lembra o professor.

Com conteúdo multidisciplinar e lançado também em Portugal, o livro objetiva mostrar as potencialidades e os limites dessas ferramentas digitais de engajamento político-social, bem como apontar soluções para o avanço da democracia, principalmente no cenário brasileiro.

Lançamento do Livro Democracia Conectada: A Internet como Ferramenta de Engajamento Político-Democrático

  • Autor: Eduardo Magrani
  • Data: 31 de outubro, às 18h;
  • Local: Livraria da Travessa. Rua Voluntários da Pátria, 97. Botafogo, Rio de Janeiro.

Palestra debate avanço do Estado Islâmico e suas consequências

$
0
0
Região do Oriente Médio vem sofrendo grande instabilidade
Palestra debate avanço do Estado Islâmico e suas consequências

Entender o movimento “Estado Islâmico” (ISIS) e suas implicações no oriente médio. Essa foi a proposta da primeira edição do Agenda CJUS, realizado no dia 7 de outubro. O evento, idealizado pelo coordenador do Centro de Justiça e Sociedade, professor Daniel Vargas, contou com a palestra da professora Monique Sochaczewski, doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, que falou sobre o avanço da organização e os impactos para a região.

Monique, inicialmente, traçou um panorama sobre o islamismo, desde seu surgimento até a atual divisão étnica existente atualmente. Sobre o grupo denominado Estado Islâmico, a professora explicou que ainda se sabe muito pouco sobre ele. Ela destacou, porém, que o grupo representa algo que pode ser considerado mais assustador que a própria Al-Qaeda.

“O que é assustador é que se antes a Al-Qaeda já tinha ações impactantes, a organização do Estado Islâmico apresenta ações insurgentes mas que se organiza como Estado. O ISIS tem a figura do califa e toda liturgia que isso envolve. A CIA estima cerca de 30 mil pessoas envolvidas. O exército de voluntários combatentes conta com cerca de 3 mil ocidentais. Pessoas de Londres, Paris, da Austrália e Finlândia, por exemplo”, explicou Monique.

A professora falou também sobre os esforços de nações vizinhas para conter o avanço do grupo. Iraque, Egito, Jordânia, Líbano, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes, Kwait, Omã e Qatar, além dos EUA, estão tentando impedir o avanço do grupo. Monique destacou também que o território turco já é ameaçado pelo grupo e levantou algumas questões que serão respondidas com o desenrolar dos acontecimentos.

“Pra onde vai a primavera árabe? Pra onde vai o islã político?”, finalizou.

Para o Ex-aluno da FGV DIREITO RIO e secretário executivo do CJUS, Evandro Sussekind, a palestra contribuiu para compreender melhor as peculiaridades da região e o porquê do surgimento de um grupo como o ISIS.

"A brilhante exposição da professora Monique consegue jogar alguma luz sobre uma situação de diagnóstico muito difícil e de remediar ainda mais complicado. Como a Turquia deve se posicionar diante do fato dos Curdos se estabelecerem como a maior resistência ao ISIS? Como os Estados Unidos poderão se opor ao grupo sem  um retorno ao Oriente Medio? Como proteger as minorias com uso exclusivo de ataques aéreos? Como frear a debandada de ocidentais para as fileiras do ISIS? Qual é perfil desse individuo? Como lidar com uma eventual volta ao lar desses soldados? O ISIS tem um projeto de Estado, e, pelo menos no que concerne aos seus objetivos, são muito mais ambiciosos que outras organizações terroristas. A palestra foi incrivelmente informativa, mas com a informação vem também um ceticismo diante de uma eventual solução", disse.


Outubro Rosa: FGV DIREITO RIO unida contra o Câncer de Mama

$
0
0
Escola realiza campanha de conscientização com colaboradores

Um dia rosa na FGV DIREITO RIO. No próximo dia 16 de outubro, as colaboradoras da Escola estão convidadas a vestir a cor que marca a campanha mundial de prevenção ao Câncer de Mama. Será exibida uma entrevista com a mastologista Mônica Travassos explicando sobre métodos preventivos e formas de tratamento desta doença, a que mais mata mulheres no Brasil. Todas as funcionárias também serão convidadas para uma sessão de fotos e receberão a fita rosa que marca a adesão à campanha. Outras ações surpresas serão realizadas durante todo dia.

“O câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo e o mais frequente em mulheres.  No Brasil, as taxas da doença ainda são muito elevadas se comparadas aos índices dos países desenvolvidos.  Assim, a campanha Outubro Rosa é uma ótima oportunidade para que as colaboradoras tenham acesso a mais informações sobre a doença e sobre a importância da realização de exames periódicos e do diagnóstico precoce”, explica Isabela Siqueira, Coordenadora de Gestão de Pessoas.

A entrevista com a mastologista será exibida no auditório 822, a partir das 16h. Todas as colaboradoras estão convidadas.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada desde a década de 1990 em todo mundo. Durante todo mês, vários monumentos, ruas e cartões postais ficam mais charmosos no mês de outubro, quando recebem uma iluminação cor-de-rosa.

XXII Conferência Nacional dos Advogados

$
0
0

XXII Conferência Nacional dos Advogados

(All day)

O Evento: 

A XXII Conferência Nacional dos Advogados, o maior evento jurídico da América Latina, será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de outubro de 2014. Cerca de 15 mil participantes se reunirão para assistir a mais de 250 palestrantes, 40 painéis, conferências magnas, eventos especiais, bate-papos culturais, feira jurídica e shows. A FGV DIREITO RIO terá um stand próprio no evento, onde serão realizados debates sobre os principais temas em discussão sobre o Direito e o futuro do país, lançamentos de livros e exposição das principais publicações da Escola.

Desde a sua primeira edição, em 1958, a Conferência Nacional dos Advogados tornou-se referência não apenas para a advocacia, mas também para a sociedade civil e as instituições políticas do Estado. Nela, são debatidos temas vitais ao interesse público, com o propósito de buscar rumos objetivos para a superação dos desafios e reafirmar o espaço reservado à advocacia: a luta para a construção de um país mais justo para todos

Participação da FGV DIREITO RIO na programação oficial da Conferência:

Data Horário Local Professor Painel Tema
20/10 14h30 às 17h30 Auditório 3 Joaquim Falcão Painel 3: Supremo Tribunal Federal: análise e perspectivas O Supremo Tribunal Federal em Números
20/10 14h30 às 17h30 Auditório 3 Diego Werneck Arguelhes Painel 3: Supremo Tribunal Federal: análise e perspectivas Abordagem crítica do processo de escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal
21/10 9h30 às 12h30 Auditório 4 Thiago Bottino Painel 12: Acesso aos Tribunais Superiores Análise das Estatísticas de Julgados nos Tribunais Superiores
22/10 14h30 às 17h30 Auditório 3 Gustavo Schimidt Painel 35: Advocacia Globalizada e o Brasil O legado da Copa do Mundo e as perspectivas para os Jogos Olímpicos

Stand FGV DIREITO RIO:

Com 18m², o stand da FGV DIREITO RIO contará com 41 das principais publicações da Escola, que estarão disponíveis para consulta e venda.

Mais de 20 professores vão passar pelo espaço para debater temas diversos, como a atuação do Supremo Tribunal Federal, as relações entre Direito, Nazismo e Cinema, organizações internacionais, Direito e Economia, entre outros assuntos.

Haverá ainda espaço para publicações de alunos da Escola e para ampla troca de conhecimentos entre expositores e visitantes da Conferência.

Programação do Stand:

Data Horário Autor Tema
20/10 11h às 12h Gabriel Lacerda Autógrafos e bate-papo sobre o livro Nazismo, Cinema e Direito
20/10 15h às 16h Antônio José Maristrello Porto Autógrafos e bate-papo sobre o livro Direito e Economia em Dois Mundos
20/10 16h às 17h Rafael Almeida Autógrafos e bate-papo sobre o livro Tribunal Multiportas
20/10 18h às 20h Joaquim Falcão, Ivar A. Hartmann e Daniel Chada Lançamento e noite de autógrafos do III Relatório Supremo em Números
21/10 15h às 16h Thiago Bottino Autógrafos e bate-papo sobre o livro Direito Penal e Economia
21/10 16h às 17h Daniel Vargas Autógrafos e bate-papo sobre a série Cadernos FGV DIREITO RIO Volume 9
21/10 18h às 20h Eduardo Magrani Pré-lançamento e autógrafos do livro Democracia Conectada
22/10 11h às 12h30 Cássio Cavalli Autógrafos e bate-papo sobre o livro A Construção Jurisprudencial da Recuperação Judicial de Empresas
22/10 15h às 16h Melina Lukic Autógrafos e bate-papo sobre o livro As Ideias também Importam
22/10 16h às 17h Fernando Fontainha Autógrafos e bate-papo sobre o livro Como Tornar-se Juiz
22/10 18h às 20h Waldo Ramalho, Ana Arruti, Pedro Costa e Yasmim Curzi Autógrafos e bate-papo sobre a Revista Ágora
23/10 11h30 às 13h Paula Wojcikiewicz Almeida Pré-lançamento e autógrafos do livro Direito das Organizações Internacionais

Localização do Stand:

O espaço FGV DIREITO RIO fica localizado próximo a área de credenciamento, nos stands A24 e A25.

 

Local: 

Riocentro – Pavilhão 4 – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Seminário de Encerramento do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do "Programa de Prevenção, Tratamento e Redução de Litígios de Consumo no Setor Elétrico"

$
0
0

Seminário de Encerramento do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do "Programa de Prevenção, Tratamento e Redução de Litígios de Consumo no Setor Elétrico"

14h00

O Evento: 

O evento vai apresentar os resultados do projeto, idealizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e realizado, durante três anos e meio, pela FGV (FGV DIREITO RIO, com apoio da FGV/ EMap) em parceria com a Light.

Participam deste evento os integrantes do projeto (FGV e prestadores de serviço), os departamentos envolvidos diretamente na Light, escritórios de advocacia prestadores de serviços da Light, Superintendência de P&D da ANEEL, TJRJ, Procon RJ, MP/Defensoria Pública e empresas do setor elétrico.

Evento fechado para convidados

Local: 

Teatro Lamartine Babo - Centro Cultural da Light. Av. Marechal Floriano, 168. Centro, Rio de Janeiro.

Outubro Rosa: FGV DIREITO RIO unida contra o Câncer de Mama

$
0
0

Outubro Rosa: FGV DIREITO RIO unida contra o Câncer de Mama

16h00

O Evento: 

Um dia rosa na FGV DIREITO RIO. No dia 16 de outubro, as colaboradoras da Escola estão convidadas a vestir a cor que marca a campanha mundial de prevenção ao Câncer de Mama. Será exibida uma entrevista com a mastologista Mônica Travassos explicando sobre métodos preventivos e formas de tratamento desta doença, a que mais mata mulheres no Brasil. Todas as funcionárias também serão convidadas para uma sessão de fotos e receberão a fita rosa que marca a adesão à campanha. Outras ações surpresas serão realizadas durante todo dia.
 
“O câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo e o mais frequente em mulheres.  No Brasil, as taxas da doença ainda são muito elevadas se comparadas aos índices dos países desenvolvidos.  Assim, a campanha Outubro Rosa é uma ótima oportunidade para que as colaboradoras tenham acesso a mais informações sobre a doença e sobre a importância da realização de exames periódicos e do diagnóstico precoce”, explica Isabela Siqueira, Coordenadora de Gestão de Pessoas.
 
A entrevista com a mastologista será exibida no auditório 822, a partir das 16h. Todas as colaboradoras estão convidadas.
 
O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada desde a década de 1990 em todo mundo. Durante todo mês, vários monumentos, ruas e cartões postais ficam mais charmosos no mês de outubro, quando recebem uma iluminação cor-de-rosa.

Local: 

Sede FGV. Praia de Botafogo, 190. Auditório 822.

Sabatina Educacional: Como tapar o buraco da educação brasileira?

$
0
0

Sabatina Educacional: Como tapar o buraco da educação brasileira?

17h00

O Evento: 

Como tapar o buraco da educação brasileira? O que podemos esperar do futuro da educação do país? Responder a essas perguntas é a proposta da Sabatina Educacional. O evento vai reunir expoentes da educação no Brasil em um debate em que serão apresentadas as propostas para a educação do país em curto, médio e longo prazos.

Debatedores:

 

Ministro José Henrique Paim

- Ministro da Educação

Maria Helena Guimarães de Castro

- Secretária de Educação do Estado de SP (2007-2009)


 

 

 

 

 

 

Local: 

Sede FGV. Praia de Botafogo, 190; Hall do 8º andar

Como tapar o buraco da educação no Brasil?

$
0
0
Debate reúne Ministros dos candidatos à Presidência da República
Como tapar o buraco da educação no Brasil?

Como tapar o buraco da educação brasileira? O que podemos esperar do futuro da educação do país? Responder a essas perguntas é a proposta da Sabatina Educacional. O evento vai reunir expoentes da educação no Brasil em um debate em que serão apresentadas as propostas para a educação do país em curto, médio e longo prazos. O debate será realizado no hall do 8º andar da Sede da FGV (Praia de Botafogo, 190).

O evento, organizado pela Avaaz e pelo grupo Mapa do Buraco, com o apoio da FGV DIREITO RIO, vai reunir o Ministro da Educação, José Henrique Paim, e Maria Helena Guimarães de Castro, Secretária de Estado de Educação de São Paulo entre 2007 e 2009.

A sabatina contará com perguntas do público e terá transmissão online. Osconvidados poderão expor o que pensam sobre a educação brasileira e quais rumos darão ao Brasil a partir de 2015. O evento será aberto ao público (sujeito a lotação do espaço). Inscrições pelo link abaixo.

Especialista debate questões jurídicas sobre o controle do tabaco

$
0
0
Oscar Cabrera participou do Roda Viva

A FGV DIREITO RIO realizou mais uma edição do Roda Viva no dia 10 de outubro. O evento debateu questões jurídicas sobre o controle do tabaco no mundo com os alunos da graduação. O convidado foi o professor Oscar Cabrera, Diretor do O’Neill Institute, da Georgetown University, centro que se dedica à pesquisa e ao ensino de temas relacionados ao direito e à saúde.

Convidado pela professora Danielle Borges, do Centro de Pesquisas em Direito e Economia (CPDE) da FGV DIREITO RIO, o professor falou sobre a Convenção da Organização Mundial de Saúde para Controle do Tabaco, apontando as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre a efetividade de políticas públicas para o combate ao fumo, além de recentes casos levados a tribunais internacionais e de arbitragem pela indústria tabagista, como os do Uruguai e da Austrália. 


Ragazzo fala sobre arbitragem e concorrência em aula em Berkeley

$
0
0
Professor é visiting scholar da University of California

O professor Carlos Ragazzo é visiting scholar na University of California - Berkeley Law School desde agosto deste ano. No último dia 8 de outubro, ele ministrou uma aula sobre Arbitragem Internacional e Defesa da Concorrência para alunos de graduação e mestrado em Direito da instituição.

“Achei interessante porque reuniu áreas que normalmente não conversam. Arbitragem e concorrência são especialidades que normalmente ficam a cargo de pessoas diferentes, em departamentos diferentes nos escritórios de advocacia. Os alunos, que são de todo o mundo, ficaram interessados. O feedback foi superpositivo”, explicou o professor da FGV DIREITO RIO.

O convite para a aula partiu do Berkeley Journal of International Law, respeitada publicação de Direito Internacional dos EUA. A revista é reconhecida por difundir conhecimento jurídico internacional a partir de novas práticas e ideias fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos. A publicação se destaca ainda por organizar eventos profissionais e sociais que envolvam os alunos, acadêmicos e profissionais para o debate de questões jurídicas globais.

Ex-superintendente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Carlos Ragazzo é professor da FGV DIREITO RIO. Sua pesquisa em Berkeley aborda Concorrência em Mercados de Tecnologia. Seu trabalho é supervisionado pelo professor Aaron Edlin, referência na defesa da concorrência nos EUA.

Impacto do ativismo online é tema de palestra

$
0
0
Professor fala sobre a atuação do grupo AVAAZ

O impacto do ativismo online na política brasileira e global foi o tema da palestra organizada pelo Centro de Justiça e Sociedade no último dia 13 de outubro. O convidado foi o diretor de campanhas da AVAAZ e professor da FGV DIREITO RIO, Michael Mohallem.

Ele expôs o modo de atuação do grupo, falou de seus avanços recentes e suas perspectivas para o futuro. A AVAAZ é uma organização que permite que usuários criem petições online em prol das mais diversas causas, que são veiculadas conforme outros usuários apoiem a causa. O grupo, com isso, realiza uma forte pressão em indivíduos chave para a mudança de uma determinada situação.

Apesar de terem como maior ferramenta a internet, há diversas ocasiões em que a organização age para além das redes. Exemplos são vistos em casos como a guerra civil na Síria, onde a AVAAZ organizou o envio de aparelhos com câmeras e filmadoras para dentro do país, para que eventuais crimes de guerra e violações aos Direitos Humanos fossem filmados, antes mesmo que as gigantes da mídia conseguissem entrar no país.

Os participantes da palestra puderam fazer perguntas, que variaram desde como a AVAAZ escolhia as campanhas que abraçaria até a legitimidade democrática da organização.

Unidas contra o câncer de mama

$
0
0
Colaboradoras e alunas participam de ação da Campanha Outubro Rosa
Unidas contra o câncer de mama

Um dia rosa na FGV DIREITO RIO. As colaboradoras e alunas da Escola vestiram a cor que marca a campanha mundial de prevenção ao Câncer de Mama no último dia 16 de outubro. Elas assistiram a uma entrevista com a mastologista Mônica Travassos explicando sobre métodos preventivos e formas de tratamento desta doença, a que mais mata mulheres no Brasil. Elas funcionárias participaram de uma sessão de fotos com a fita rosa que marca a adesão à campanha.

A entrevista com a mastologista explicou sobre a importância de realização de mamografias periódicas para prevenir a doença que, se descoberta ainda no início, pode ser totalmente curada. O vídeo contou ainda com depoimentos de mulheres que tiveram a doença e conseguiram dar a volta por cima.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada desde a década de 1990 em todo mundo. Durante todo mês, vários monumentos, ruas e cartões postais ficam mais charmosos no mês de outubro, quando recebem uma iluminação cor-de-rosa.

 

Mestado Acadêmico em Direito da Regulação: Inscrições prorrogadas

$
0
0
Interessados podem se inscrever até 24 de outubro
Mestado Acadêmico em Direito da Regulação: Inscrições prorrogadas

Fomentar o desenvolvimento de pesquisas jurídicas inovadoras, sobretudo empíricas, sobre a intervenção estatal em setores regulados. Essa é a proposta do Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação da FGV DIREITO RIO, que está com inscrições abertas. As inscrições foram prorrogadas até o dia 24 de outubro. As aulas terão início no primeiro semestre de 2015.

O Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação busca formar pesquisadores capazes de desenvolver trabalhos acadêmicos que possibilitem o aperfeiçoamento dos arranjos institucionais brasileiros e que contribuam para o desenvolvimento do país. Para alcançar esse objetivo, será empregada uma perspectiva crítica das principais temáticas relacionadas ao poder estatal de intervenção regulatória e seus impactos através das linhas de pesquisa: “Instituições, Economia e Justiça” e “Governança, Tecnologia e Sustentabilidade”.

O curso oferece uma visão abrangente do Direito da Regulação. Inclui a disciplina jurídica dos valores essenciais compartilhados pela sociedade brasileira, tais como o direito à saúde, à educação, ao meio ambiente sustentável, ao acesso às novas tecnologias e ao sistema jurisdicional. Nesse contexto, o Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação busca observar o aprofundamento das diversas formas de parcerias entre a Administração Pública, o mercado e a sociedade civil, requerendo maior reflexão acerca dos institutos e instituições necessários à boa regulação.

Os candidatos inscritos serão submetidos a processo seletivo, que consiste em prova escrita de conhecimentos específicos e de compreensão da língua inglesa, análise documental (CV Lattes, histórico escolar, cartas de recomendação e carta de apresentação de candidatura) e, caso aprovados, entrevista com a Coordenação. São oferecidas 20 vagas. O curso tem duração de 24 meses, com carga horária total de 450 horas.

Professores participam de evento Internacional em Barcelona

$
0
0
Cássio Cavalli, Fernando Leal e Thiago Bottino participaram do Conpedi

Os professores Cássio Cavalli, Fernando Leal e Thiago Bottino participaram do 1º Encontro de Internacionalização do Conselho Nacional de Pós-Graduação em Direito (Conpedi). O evento, realizado de 8 a 10 de outubro, em Barcelona, na Espanha, teve como tema “Atores do desenvolvimento econômico, político e social diante do Direito do século XXI".

Os três docentes apresentaram seus trabalhos no dia 9 de outubro. O professor do Centro de Pesquisas em Direito e Economia, Cássio Cavalli,  apresentou o paper “Cheque-Mate: Análise Econômica dos Títulos De Crédito” no painel que debateu temas ligados ao Direito Mercantil, Direito Civil, Direito do Consumidor e Novas Tecnologias Aplicadas ao Direito.

Já o professor do Centro de Justiça e Sociedade, Fernando Leal, apresentou o trabalho “Irracional ou Hiper-racional? A Ponderação de Princípios entre o Ceticismo e o Otimismo Ingênuo”, no painel sobre “Teoria, Filosofia e História do Direito”. O Coordenador da Graduação Thiago Bottino, por sua vez, falou sobre “Regulação Econômica e Direito Penal Econômico: Eficácia e Desencontro no Crime de Evasão de Divisas” no grupo que debateu temas ligados ao “Direito Penal, Criminologia e Seguridade Pública”.

O encontro teve como objetivo debater o desafio que as diferentes linhas de investigação nos Programas de Pós-Graduação em Direito no Brasil têm buscado enfrentar ao acolherem abordagens que possibilitem analisar de forma consistente a crescente complexidade do processo de globalização.

Viewing all 2114 articles
Browse latest View live