
Um grupo de alunos da graduação da FGV DIREITO RIO conheceu, no dia 20 de maio, o Espaço Cultural Casa Amarela, situado no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. A visita faz parte das atividades do Laboratório de Assessoria Jurídica a Organizações Sociais Clínica (LAJES), uma das clínicas oferecidas pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).
A visita ao local teve como objetivo apresentar aos alunos as necessidades da organização e o ambiente na qual está inserida. Concebida pelo fotógrafo Mauricio Hora – nascido e criado no Morro da Providência – a Casa Amarela foi criada em 2010 e tem por objetivo promover os direitos humanos, recorrendo a ferramentas de arte, cultura e comunicação como forma de superar a exclusão social. No âmbito do Programa de Clínicas do NPJ, o LAJES tem prestado consultoria jurídica para resolução de uma questão imobiliária da Casa Amarela.
“A visita foi importante, pois possibilitou aos alunos uma melhor compreensão sobre a realidade onde nosso parceiro desenvolve suas atividades. Conhecer a Casa Amarela, a comunidade onde ela se localiza e a importância do projeto para a localidade foi muito útil para que os alunos entendessem melhor as demandas da organização e de que forma nossa consultoria poderá contribuir para as atividades desempenhadas por ela”, destacou a Supervisora da Clínica LAJES, Ana Paula Sciammarella.
Para os alunos, conhecer o local foi fundamental para desenvolver os objetivos propostos pela Clínica. Segundo Anderson Pabst, do 7º período, o contato direto com as necessidades da Casa Amarela torna o grupo mais preparado para prestar uma boa assistência jurídica. Christine Bradford, do 8º período, destacou a experiência sociocultural proporcionada pela visita.
“Visitar a Providência me fez pensar sobre a vida de pessoas que são esquecidas por grande parte da sociedade. Foi uma experiência incrível. Sair da rotina e ter oportunidade de ver como a Casa Amarela e seus idealizadores se preocupam com o a comunidade. A parte que mais gostei foi sobre a exposição das fotos do cotidiano dos moradores dentro da Casa Amarela”, disse.
Para o Coordenador do NPJ, professor André Mendes, a visita representa importante atividade de extensão realizada pelos alunos.
“Queremos criar condições para que o aluno conheça a realidade na qual está inserido e faça parte de ações junto à sociedade. Esse objetivo está em consonância com a responsabilidade social, um dos valores que pautam a atuação do NPJ”, enfatizou.
Além de Anderson e Christine, os alunos Clara Lambret Frotté Silva, Débora Fiszman Igrejas Lopes e Vinícius Moura Dutenkefer participaram da visita, acompanhados da Supervisora da Clínica LAJES, Ana Paula Sciammarella.
A Casa Amarela fica na Ladeira do Barroso nº 226, Gamboa, Rio de Janeiro.