
O artigo “The over-indebtedness in action: An ethnographic research at NUDECON/Brazil” foi publicado na revista International Journal of Sociology and Anthropology. O paper, produzido no âmbito do projeto “O superendividamento pessoal no Brasil”, coordenado pelo professor Antonio Maristrello Porto e objeto de pesquisa do Centro de Pesquisas em Direito e Economia, é de autoria do professor Fernando Fontainha, do Assistente de Pesquisa Paulo Augusto Franco e Izabel Nuñez.
O texto versa sobre uma pesquisa realizada no Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (NUDECON/DPGE). Os pesquisadores investigaram os modos pelos quais o superendividamento surge em contexto e ação, ou seja, como um indivíduo consumidor é categorizado no âmbito da assistência jurídica prestada pela “comissão do superendividado”.
O artigo tem como interesse central uma reflexão acerca da construção social do direito a partir do fenômeno do superendividamento. O trabalho pode ser lido no site da publicação.