
O professor Carlos Ragazzo participou, no último dia 12 de novembro, do evento “Competition Policy & Innovation in Technology Industries”, realizado pela Brazilian Studies Association da Harvard Law School e contou com a participação de alunos da graduação e pós-graduação da instituição.
A palestra tratou de concorrência em mercados de inovação e o impacto das novas tecnologias, como o Airbnb (hospedagens) e o Uber (transporte), em mercados usualmente regulados. Ragazzo explicou que esse tipo de tecnologia inova, basicamente, por trabalhar com a premissa de fornecer informações que tornam o compartilhamento de casas possível (no caso do Airbnb), já que o sistema de peer review e também a certificação via redes sociais permite ao locador e ao locatário ter informações que dão maior segurança à celebração do negócio. Além disso, permitem a utilização de diversos bens e serviços que estavam anteriormente ociosos, aumentando o valor social do bem.
O professor da FGV DIREITO RIO destacou ainda as posturas que vem sendo adotadas pelos órgãos reguladores a respeito desses novos serviços. Ragazzo explicou que elas variam desde uma tentativa de proibição até uma regulação sobre qualidade e informação que deve ser prestada ao consumidor. Ao término do evento, ele deixou uma pergunta para que os estudantes de Harvard reflitam sobre o atual modelo de regulação.
“Será que faz sentido regular essas novas tecnologias da mesma forma que serviços maduros, como táxi e hotéis foram regulados durante anos? Será que essas tecnologias em certa medida não derrubam grande parte das razões pelas quais esses setores eram regulados?”, questionou.