Quantcast
Channel: FGV Direito Rio
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2114

O celeiro de líderes da América Latina

$
0
0
Futuros líderes da região encerraram programa da Fundação Botín no Rio
O celeiro de líderes da América Latina

A FGV DIREITO RIO foi sede da semana de encerramento do Programa de Fortalecimento de Lideranças, promovido pela Fundação Botín. De 24 a 28 de novembro, estudantes universitários da América Latina participaram de uma série de atividades na Escola, que culminou com a palestra de encerramento com o embaixador Marcos Azambuja.

O diplomata brasileiro destacou as particularidades da região, a qual ele definiu como um “mosaico de influências”, pelo fato de a América Latina ter recebido imigrantes de praticamente todo mundo. Azambuja falou ainda sobre o potencial da região e da importância das lideranças acreditarem que será seguido o caminho do progresso e do desenvolvimento, uma vez que o problema dos países latino-americanos, segundo ele, “não são as derrotas, mas a descontinuidade”.

O evento de encerramento também foi marcado pela entrega dos certificados e homenagens. O MiBus, uma plataforma digital que objetiva fornecer informações sobre o serviço de transporte público, de coautoria da única aluna da FGV DIREITO RIO a participar do programa – Fernanda Oliveira –  foi escolhido como o melhor projeto.  Armando Ignacio Mendoza e Ilan Bajarlia ganharam menção honrosa pelo seu desempenho. A colombiana Luisa Gómez foi escolhida pela Fundação Botín como a melhor aluna desta edição. Em seu discurso emocionado, ela fez uma síntese da importância do programa para sua vida.

“Comprometimento, humildade e gratidão são as palavras que melhor definem esses dois meses. Chegou a hora de trabalhar por a gente e pela gente. Chegou a hora de seguirmos conscientes dos compromissos que temos com nossos países, de começar a fazer coisas pequenas porque quando menos esperarmos estaremos fazendo coisas grandes. Comecemos hoje, comecemos a fazer coisas que possam mudar a vida das pessoas”, disse.

Após dois meses de intensa convivência – um mês e meio em Madri, uma semana na Brown University, nos EUA e a semana de encerramento na FGV DIREITO RIO – os 40 estudantes universitários selecionados pela Fundação Botín regressam aos seus países de origem. A emocionante cerimônia de encerramento marcou para os participantes o início de um novo ciclo em suas vidas, em que assumem, de vez, o papel de protagonistas.

“Essa é uma experiência que muda a vida. O que nós participantes temos em comum é a vontade de melhorar a vida das pessoas. Formamos uma rede de pessoas que realmente podem fazer algo por nossos países”, destacou o universitário brasileiro André Lima.

Já o uruguaio Ilan Bajarlia classificou os dois meses em que passou no Programa de Fortalecimento da Fundação Botín como um marco revolucionário em sua vida. Alejandra Corvalán, do Chile, ficou impressionada com a vontade dos participantes em mudar a realidade de seus países.

“Volto para o Chile com muita energia para fazer mais, para não me acomodar, não me conformar com nada”, frisou.

Durante uma semana, a FGV DIREITO RIO pôde acolher esse grupo de jovens brilhantes e com potencial para liderar seus países em um futuro próximo. Seja nas aulas com professores e líderes brasileiros ou nas visitas a alguns dos principais polos de inovação, tecnologia e pesquisa da cidade, a Escola buscou contribuir oferecer as condições para que todos tivessem o máximo aproveitamento. A FGV DIREITO RIO parabeniza a todos os participantes!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2114