
Alunos da FGV DIREITO RIO visitaram a Penitenciária Talavera Bruce no último dia 11 de novembro. Os estudantes, que integram Clínica LADIF – Laboratório de Assessoria Jurídica em Direitos Fundamentais – do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), puderam conhecer as instalações do presídio feminino no Complexo de Gericinó.
O objetivo da visita foi proporcionar uma vivência prática aos alunos que, ao longo deste semestre, elaboraram um parecer jurídico sobre as condições de maternidade na prisão para entregar ao Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Nudedh da DPGE/RJ).
A aluna Luciana Frattini classificou a visita ao presídio como o encontro da teoria aprendida em sala de aula com a prática. Segundo ela, foi uma experiência única, que proporcionou uma reflexão mais humana sobre a população carcerária, seus pensamentos, medos e até mesmo arrependimentos.
“O momento mais marcante da visita foi a proximidade com algumas presas, a possibilidade de conversar com elas e de verificar de perto a realidade em que elas vivem. Como apaixonada pelo Direito Penal sempre tive curiosidade de entender como funcionava o sistema penitenciário brasileiro e foi com essa visita que superei muitos dogmas sociais”, explicou.
Outra aluna que participou da atividade, Jéssica Martins, destacou que o trabalho desenvolvido na Clínica contribuiu enormemente para sua formação acadêmica, pois serviu de motivação na escolha do tema do Trabalho de Conclusão de Curso: o Sistema Prisional do Estado do Rio de Janeiro.
“Pudemos ter contato com a realidade do sistema prisional, entender suas peculiaridades e desafios do dia-a-dia. Esta unidade prisional é modelo no trabalho de ressocialização, pois conta com cursos de capacitação para as internas e oferece oportunidades de trabalho. Além disso, as detentas ainda contam com uma Unidade Materno-Infantil, na qual podem dar atenção integral aos filhos nos seis primeiros meses de vida”, ressaltou.
A visita ao presídio foi acompanhada pelo Coordenador do NPJ, professor André Mendes, e pela Defensora Pública Dra. Gislaine Ferreira, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio.
Esta foi a terceira vez que alunos visitaram uma unidade prisional. Em 2013, os participantes do LADIF visitaram o presídio Industrial Esmeraldino Bandeira, unidade masculina também localizada no Complexo de Gericinó. No primeiro semestre deste ano, outro grupo de alunos que cursou a Clínica também teve a oportunidade de realizar a visitação ao Talavera Bruce. Todas as visitas são precedidas de autorização da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (SEAP/RJ).