Quantcast
Channel: FGV Direito Rio
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2114

Paulo Sérgio Pinheiro recebe o Prêmio FGV de Direitos Humanos

$
0
0
Paulo Sérgio Pinheiro recebe o Prêmio FGV de Direitos Humanos

A Fundação Getulio Vargas (FGV) entregou ontem, dia 5 de novembro, o Prêmio FGV de Direitos Humanos ao professor Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da Comissão Internacional Independente de Inquérito para a República Árabe da Síria, estabelecida pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), e membro da Comissão Nacional da Verdade.

O prêmio foi criado neste ano em comemoração aos 70 anos da FGV e, a cada ano, homenageará uma personalidade engajada na defesa dos direitos humanos. A primeira edição ficou a cargo das Escolas de Direito da FGV (DIREITO RIO e DIREITO SP) que indicaram o nome de Paulo Sérgio Pinheiro.

“Nesse século XXI, há 4 bilhões de pessoas excluídas do Estado de Direito, desconhecendo seus próprios direitos, submetidas a múltiplas violações de direitos humanos , impedidas de sair da pobreza. Em várias partes do planeta ainda prevalece o racismo, escravidão, homofobia, exploração sexual de meninos e meninas, detenção arbitrária, castigo corporal de crianças”, afirmou Pinheiro durante a entrega do prêmio. 

Ele lembrou, no entanto, que desde a Declaração Universal de 1948 houve progressos, por meio de pactos, convenções, comitês independentes de tratados e mecanismos de direitos humanos, que desafiaram e enfraqueceram o princípio da soberania como escudo das violações de direitos humanos, resultando em mudanças decisivas. 

“A inquietude virou indignação, a indignação virou ousadia, a ousadia virou coragem para lutar em defesa dos direitos humanos.”, disse o diretor da FGV DIREITO RIO, Joaquim Falcão, sobre a personalidade inquieta do homenageado. Ele também comentou fatos memoráveis ocorridos durante os 54 anos de amizade entre ambos.  

Durante a cerimônia de entrega do prêmio, o ex-ministro da Justiça José Gregori relembrou a luta de Pinheiro contra a ditadura e o advogado criminalista Eduardo Muylaert elogiou a capacidade de Pinheiro de ver os fatos por vários pontos de vista. 

“O Paulo Sérgio Pinheiro enxerga através das lentes dos direitos humanos: vê o mundo de forma subversiva e com indignação”, disse Oscar Vilhena, ressaltando ainda a luta de Pinheiro no combate à violência contra a criança e contra violações dos direitos humanos nos conflitos na Síria.

O Prêmio FGV de Direitos Humanos foi entregue por Malak Poppovic, coordenadora do Grupo de Direitos Humanos e Negócios da FGVDIREITO SP. Estiveram presentes na cerimônia de entrega do prêmio o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, o advogado Ary Oswaldo Mattos Filho, fundador da FGV DIREITO SP, e a diretora da FGV EAESP Maria Tereza Leme Fleury.

SOBRE:
Primeiro agraciado com o Prêmio FGV de Direitos Humanos, Paulo Sérgio é também um dos fundadores do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), professor-adjunto de Estudos Internacionais do Watson Institute of International Studies da Brown University e já lecionou na Columbia University, na Notre Dame University, na Oxford University e na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, entre outras tantas qualificações lembradas pelo historiador inglês Leslie Bethell, que participou da homenagem.

 

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2114