
Um dos diferenciais da FGV DIREITO RIO é a liberdade que dá aos seus alunos de apresentarem projetos criativos e apoiá-los em suas iniciativas. A mais recente dessas iniciativas é a Revista Ágora. Lançada durante a XXII Conferência Nacional dos Advogados, no stand da Escola no evento, o periódico pretende tornar-se um espaço plural, livre e democrático de expressão para os alunos da graduação.
Ágora é uma iniciativa dos alunos Waldo Ramalho, Ana Arruti, Pedro Costa e Yasmin Curzi e está aberta para a colaboração de toda a comunidade acadêmica da FGV.
Em entrevista, o aluno Waldo Ramalho explica os objetivos e planos da Revista Ágora.
- Como surgiu a iniciativa?
Antes da Revista Ágora, já existiram outras revistas estudantis na FGV. Na FGV Rio tivemos o "O Gerifalte", também de alunos da FGV DIREITO RIO, e "O Estudante", de alunos de todos os cursos. Na FGV São Paulo há a "Gazeta Vargas" (gazetavargas.org), publicação estudantil que existe desde 1998, de todos os cursos da FGV SP.
Inspirado na experiência dessas iniciativas antecessoras e observando que na FGV DIREITO RIO possuímos alunos extremamente qualificados, entendemos que criar um espaço plural, livre e democrático de expressão, para qualquer aluno ou aluna, seria extremamente benéfico para construir uma comunidade estudantil pensante.
- Quando o projeto começou a se tornar realidade?
Começamos a pensar no projeto no começo de 2014 e decidimos que iríamos colocá-lo em prática no segundo semestre. Eu aproveitei as férias para fazer um curso de Design Gráfico e acabei ficando responsável por dirigir o projeto gráfico da Revista Ágora. O projeto editorial foi construído de forma coletiva com toda a equipe e foi relativamente fácil, visto estarmos bem alinhados quanto aos rumos que queremos tomar. Acabamos por definir nossos papéis na organização de forma espontânea e contingencial, sem muitas preocupações em formalizar cargos nem nada do tipo.
- Como foi a recepção dos demais alunos?
A recepção dos alunos ao projeto foi bastante positiva. Tanto que acabamos tendo que deixar alguns textos para a próxima edição, pois não tínhamos como publicar tantas contribuições!
- Que assuntos serão abordados?
Queremos que o aluno explore seu potencial acadêmico e humano. Nossa linha editorial é uma publicação que discuta sobre artes, direito, política e a sociedade brasileira. Nossa primeira edição é bem representativa (embora nem um pouco exaustiva) do que queremos falar. Temos poemas, um conto, textos de opinião política e sobre ensino jurídico, além de uma entrevista feita com o professor Michael Mohallem e o manifesto do Coletivo de Mulheres da FGV Rio.
- Quem pode publicar na Ágora? Como publicar?
Qualquer aluno ou aluna da FGV DIREITO RIO pode publicar na Revista Ágora. Além disso, buscaremos contribuições esporádicas de alunos e alunas de outros cursos da FGV (como Economia, Ciências Sociais etc.) e de outras instituições. Para publicar, basta ter a iniciativa de escrever e acessar bit.ly/guia_agora, endereço do nosso Guia para Colaboradores, atualizado periodicamente.
- Qual a periodicidade?
Inicialmente, a revista será bimestral.
- De que forma a FGV DIREITO RIO apoiou esse projeto?
A FGV DIREITO RIO, por meio de sua Coordenação Acadêmica, apoia o projeto custeando a impressão da Revista Ágora. É significativo que a instituição apostou no projeto desde o começo. Além disso, a oportunidade de lançar a Revista Ágora na Conferência Nacional dos Advogados foi um apoio interessante.