
A FGV DIREITO RIO, em parceria com a FGV Direito SP, promoveu debate de lançamento do livro Direito das Organizações Internacionais: Casos e Problemas, no dia 24 de outubro. De autoria da professora de Direito Internacional, Paula Wojcikiewicz Almeida e de Rafael Zelesco, ex-tutor de pesquisa da Escola e atualmente professor substituto da UFRJ.
O evento foi composto de duas mesas. A primeira mesa abordou a metodologia de casos no ensino do Direito foi aberta e moderada pelo professor Daniel Vargas, coordenador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS). A mesa contou com a participação da professora Paula Almeida e de Rafael Zelesco, os quais apresentaram a experiência didática que deu origem ao livro. A exposição foi seguida de apresentação do projeto Banco de Materiais de Ensino Jurídico Participativo, do Núcleo de Metodologia de Ensino da FGV Direito SP, com a professora Marina Feferbaum.
As apresentações foram acompanhadas de debates metodológicos acerca do ensino do Direito através de casos e problemas e o papel da FGV nesse sentido. Com efeito, o projeto que deu origem ao casebook recebeu apoio institucional da FGV DIREITO RIO e se insere na proposta mais ampla do curso de direito de formar profissionais capazes de praticar o direito em consonância com padrões de um mercado profissional nacional internacional exigentes, mas também de dotar esses profissionais de instrumentos analíticos e práticos para imaginar os futuros da sociedade.
“O objetivo do casebook não é fornecer um conhecimento enciclopédico aos estudantes de direito: trata-se de estimular o aluno a alcançar, por conta própria, o raciocínio próprio dos juristas, que lhe permita resolver os problemas concretos com os quais se defrontará na futura prática profissional”, explica a autora.
A segunda mesa do evento abordou a metodologia de casos no ensino do Direito Internacional, foi moderada por Paula Almeida e contou com a participação dos professores Salem Nasser, da FGV Direito SP, Michael Mohallem, da FGV DIREITO RIO e Paulo Emílio Macedo, UERJ e UFRJ. Os palestrantes abordaram, respectivamente, o emprego da metodologia de casos no Direito Internacional Público, no Direito Internacional dos Direitos Humanos e nos primórdios do Direito Internacional.
As discussões que permearam a mesa foram focadas em aspectos metodológicos e substantivos, trazendo experiências de professores da escola e externos a respeito da metodologia de casos e problemas em suas respectivas áreas, além da contribuição do casebook na promoção de uma aula participativa, sempre respeitando a pluralidade metodológica.
“O livro é pensado para a formação do raciocínio jurídico do estudante de Direito Internacional e para a expansão dos horizontes dos docentes que desejarem experimentar uma alternativa ao tradicional modelo de aulas expositivas transmissivas do conteúdo dos manuais”, frisou Rafael Zelasco.
Os debates e o lançamento do livro inserem-se como mais uma atividade da rede de professores e pesquisadores Direito Global e suas Alternativas Metodológicas composta que busca o diálogo e a troca de experiências sobre métodos de ensino e pesquisa em Direito Internacional, a partir de experiências locais.