
O diretor da FGV DIREITO RIO, professor Joaquim Falcão, foi um dos palestrantes do último dia do curso “Turmas Recursais do Sistema dos Juizados Especiais”, promovido pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro. Juntamente com o professor Pablo Cerdeira, ele falou sobre “o custo (social e econômico) da jurisdicionalização”.
Joaquim Falcão apresentou dados do projeto Supremo em Números, que demonstram diversas formas de combater o excesso de processos que chegam aos tribunais.
O professor ressaltou que os brasileiros não criticam a justiça que é feita, mas o tempo que se demora para que essa decisão seja tomada. Ele citou a necessidade de por em prática reformas processuais, de gestão e tecnológicas que representam caminhos para a redução da quantidade dos processos e o tempo que levam para tramitar.
Já o professor Pablo Cerdeira falou mais especificamente sobre o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), comparando dados sobre o número de juízes e os custos do TJ-RJ com dados de TJs de outros estados.