
A FGV DIREITO RIO e o jornal O Estado de S.Paulo firmaram uma parceria para discutir o uso das tecnologias da informação e comunicação aplicadas às eleições. Nos próximos três meses, os pesquisadores do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) e do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) desenvolverão uma série de análises sobre questões jurídicas relacionadas à campanha eleitoral no ambiente digital.
A iniciativa busca analisar como os tribunais eleitorais têm reagido ao uso das novas mídias no período de eleições e como a tecnologia pode influenciar a disputa pelo voto dos eleitores. Luiz Fernando Moncau, co-gestor do CTS, inicia o debate com um artigo sobre a proibição de veiculação de propaganda eleitoral em sites oficiais ou hospedados por órgãos públicos.
“Com o crescimento do uso das novas tecnologias da informação pelos eleitores, a Internet terá uma importância ainda maior nas eleições de 2014. A disputa de votos na rede será acirrada, e isso deve movimentar os tribunais eleitorais em todo país”, afirma o pesquisador.
O artigo encontra-se disponível no site do Estadão.