
No último dia 22 de outubro, o professor da FGV Direito Rio, João Manoel de Lima Junior assumiu a presidência da Comissão Permanente de Direito Empresarial do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). O docente foi designado para o cargo pela Presidente do IAB, Dra. Rita Cortez, após indicação unânime pelos membros presentes na reunião convocada para deliberar sobre a escolha do novo presidente da Comissão.
“Fico muito feliz e honrado por ter sido nomeado para presidir a Comissão de Direito Empresarial do IAB, é uma grande satisfação poder contribuir para o desenvolvimento do direito empresarial brasileiro e com as atividades do Instituto dos Advogados Brasileiros, a instituição jurídica mais tradicional das Américas e também conhecida como “Casa de Montezuma” por ter sido fundada em 1843 por Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, Visconde de Jequitinhonha”, celebra o professor.
João Manoel de Lima Junior é membro do IAB desde 2016. “Desde que tive a honra de me tornar um consócio do Instituto dos Advogados Brasileiros, participo das atividades da Comissão de Direito Empresarial, então presidida pelo caríssimo Prof. Dr. José Gabriel Assis de Almeida. Nesse período, atuei na elaboração de pareceres sobre projetos de lei relacionados com a temática do direito empresarial e na apresentação na Plenária do IAB de indicações de possíveis projetos de lei para análise pelo Instituto. Além disso, venho participando como palestrante, debatedor e organizador em eventos jurídicos e publicações promovidas pela Comissão de Direito Empresarial”, conta o docente.
Para ele, os seus principais desafios no cargo serão dinamizar os trabalhos da Comissão, levando os temas relevantes e atuais de direito empresarial para a análise e discussão pelos seus membros, e contribuir para a consolidação da posição institucional do IAB sobre o projeto de Novo Código Comercial.
Quando perguntado sobre o legado que pretende deixar, João Manoel de Lima Junior diz que quer deixar uma Comissão bastante produtiva, relevante e ativa no Instituto. “Assim fazendo, [a Comissão] estará contribuindo para a missão institucional do IAB de buscar constantemente o aprimoramento da ordem jurídica brasileira. Espero estar à altura dos desafios à frente e aproveito para agradecer a oportunidade e a confiança em mim depositada pelos(as) ilustres membros da Comissão e pela ilustre Presidente do IAB”, finaliza.