
Aluno da graduação da FGV Direito Rio, Waldo Ramalho, participou do Programa de Intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (PinCade 2016). Realizado de 18 de janeiro a 5 de fevereiro, a atividade reuniu estudantes de graduação e pós-graduação em Direito, Economia, Relações Internacionais e Administração para vivenciar o cotidiano do órgão, no qual puderam participar de estudos e análises de casos concretos e da elaboração de notas técnicas e relatórios sobre processos administrativos em trâmite nos diversos setores da autarquia.
Para Waldo Ramalho, participar do PinCade 2016 e ter contato com a atuação do órgão de defesa da concorrência, bem como as visitas proporcionadas pelo programa foi valioso para sua formação.
“A experiência de estar em um órgão como o Cade é única, pois é um órgão de sucesso, muito organizado e de alta performance. As pessoas estão ali, não apenas porque estão fazendo um trabalho, mas estão cumprindo uma missão”, contou.
A programação do PinCade incluiu uma visita ao Ministério da Justiça. Realizada no dia 29 de janeiro, o grupo foi recebido pelo Secretário de Assuntos Legislativos (SAL/MJ), Gabriel Sampaio. Na ocasião, Sampaio falou sobre o trabalho da Secretaria, do Projeto Pensando o Direito e sobre o funcionamento do processo de elaboração normativa e acompanhamento legislativo no Poder Executivo federal.
Um dos exemplos utilizados pelo secretário foi o Marco Civil da Internet, projeto que contou com participação do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio (CTS) na elaboração do anteprojeto de lei. Quando estagiário do CTS, Waldo Ramalho, acompanhou de perto o trabalho realizado pelo centro de pesquisa nos debates sobre as implicações jurídicas, sociais e culturais advindas do avanço das tecnologias da informação e da comunicação.