
Aluno do Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação, Gabriel Cozendey foi o primeiro mestrando da FGV Direito Rio a ser contemplado com bolsa de pesquisa do Instituto Max Planck de Heidelberg, na Alemanha. Fruto da parceria entre a Escola e a instituição alemã, o aluno terá a oportunidade de aprofundar suas pesquisas do Mestrado.
Gabriel estará em Heidelberg entre setembro e outubro de 2015. Durante a estadia, o mestrando vai poder aprofundar pesquisas relativas aos diversos significados e conteúdos que o princípio da eficiência pode ter. O objetivo é identificar qual ou quais deles têm sido consagrados pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
“O Instituto Max Planck de Direito Público Comparado é um centro de excelência em pesquisas relacionadas a Direito Constitucional e a Direito Administrativo, dentre outras disciplinas jurídicas. Tem uma das mais completas bibliotecas do mundo sobre Direito Público. Além disso, enseja o debate com pesquisadores de ponta, originários de diversos países. Espera-se que a visita ocasione insights originais no estudo da teoria da argumentação e de ordenamentos jurídicos estrangeiros”, explica o mestrando.
A parceria com o Instituto Max Planck garante uma bolsa por ano exclusivamente para os mestrandos da FGV Direito Rio. O Coordenador de Relações Institucionais da Escola, professor Eduardo Jordão, ressalta a importância da parceria, estabelecida em fevereiro deste ano.
“O Instituto Max Planck é um dos mais destacados centros de pesquisa do mundo e uma referência para pesquisadores da área jurídica. Suas bolsas de pesquisa são disputadas por doutorandos e pós-doutorandos do mundo inteiro. É um privilégio que esta oportunidade possa ser oferecida para os nossos mestrandos”, comemora.
Até o fim de 2015 será aberto um novo processo seletivo para selecionar mestrandos interessados em realizar um período de pesquisas na Alemanha no próximo ano.