
A FGV DIREITO RIO é a nova parceira da Yale Law School (YLS), uma das melhores faculdades de Direito dos EUA. A partir do segundo semestre, alunos de ambas as Escolas poderão realizar intercâmbios por meio do programa Latin America Linkage Program.
Em agosto, quatro alunos da Yale Law School virão ao Brasil para compreender a relação entre o Direito e a democracia na América Latina e as diferenças em relação à realidade norte-americana. O programa tem duração de quatro semanas, divididas entre Rio, onde os alunos terão aulas na FGV DIREITO RIO e UERJ; e São Paulo (FGV DIREITO SP e USP).
Já os alunos da FGV DIREITO RIO poderão participar do Linkage Program em Yale, nos meses de janeiro/fevereiro de 2016. O programa nos EUA envolve a participação em aulas na YLS e em uma série de visitas culturais a tribunais de Nova York, a escritórios de advocacia, a ONGs de direitos humanos e a conferências específicas. A seleção do aluno que representará a FGV DIREITO RIO será realizada no segundo semestre deste ano.
Segundo o Coordenador de Relações Institucionais da FGV DIREITO RIO, professor Eduardo Jordão, esse convênio “é uma grande vitória da nossa escola e atende ainda a uma demanda antiga dos estudantes por oportunidades de intercâmbios mais curtos em instituições americanas de elite”.
O vice-diretor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da FGV DIREITO RIO, professor Sérgio Guerra, por sua vez, destaca a importância da parceria com uma das mais renomadas instituições de ensino americanas. Embaixador da Yale University no Brasil, ele explica que Yale vem intensificando o seu processo de internacionalização e tem muito interesse nos brasileiros.
“Existem poucos convênios com Yale, de modo que passar a fazer parte do seleto grupo das instituições parceiras representa um importante diferencial para os nossos alunos”.
A parceria serve para aproximar ainda mais as duas escolas, que já possuíam relações em função dos históricos de seus acadêmicos. Cinco professores da FGV Direito Rio estudaram na Yale Law School. Estiveram por lá Diego Werneck Arguelhes, Marcelo Lennertz e Thomaz Pereira, além dos próprios Sérgio Guerra e Eduardo Jordão.