
Nesta sexta-feira, 08, a coordenadora de ensino da graduação da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), Cristina Nacif Alves, participa do II Seminário Internacional de Estudos Éticos e Retóricos em Educação (II SIEERE). Cristina abordará informações levantadas em sua pesquisa a respeito dos perfis dos secretários de Educação, tanto estaduais quanto municipais.
“Quando alguém de outra área diz para o professor o que ele deve e o que não deve fazer, penso que a gente tem que se preocupar e ficar atento a isso. Em geral, os discursos sobre educação têm sido prescritivos”, ressalta a doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O tema de discussão da mesa será “Desafios éticos e educacionais contemporâneos”, contando também com a participação de Ana Canen (UFRJ) e Mônica Rabello de Castro (UNESA), sob mediação de Janaína Pires Garcia (GPEE/UFRJ).
Cristina comentará os desafios enfrentados pela Educação e as possibilidades disponíveis no setor. “Para defender a interdependência entre pensamento (teoria) e ação (prática) presente nos sentidos e atos manifestos nas relações pedagógicas, problematizo a formação discursiva fundamentada em verdades e opiniões manifestas nos enunciados dirigidos a professores e proferidos por eles”, explica. De acordo com a pesquisa produzida pela pedagoga, aproximadamente 30% dos secretários de educação possuem formação em Educação. Há, por exemplo, cinco secretários Estaduais de Educação com formação em engenharia, medicina, agronomia sem qualquer conhecimento especializado em Educação Básica. No âmbito municipal, a pesquisa ficou restrita às capitais.
Iniciado na última quarta-feira, 6, o evento reuniu profissionais da área de Educação, graduandos e pós-graduandos para, dentre outros objetivos, oferecer subsídios teórico-práticos para a formação inicial e continuada do professor. Confira a programação completa.