
O professor associado da FGV DIREITO RIO, Pedro Fortes, participou de dois eventos internacionais no Reino Unido. No dia 31 de março ele falou sobre “Tutela Coletiva de Direitos em uma Perspectiva Comparada e Empírica” no Center for Transnational Legal Studies (CTLS) London. Já no dia 1º de abril, o docente palestrou no Socio-Legal Studies Association, realizado na Warwick Law School.
No evento da CTLS, Pedro Fortes foi convidado pelo diretor, Prof. Alvaro Santos (Georgetown University), para falar sobre os três modelos de tutela coletiva de direito (class actions; collective redress; e civic public action). Ele explicou como os conceitos de competição institucional e de ilicitude lucrativa possuem importante força explicativa sobre as dinâmicas de defesa dos direitos dos consumidores na prática.
Já no dia 1º de abril, Pedro Fortes apresentou o artigo “Parresia e Liberdade Acadêmica na Educação Jurídica”no Socio-Legal Studies Association. Elefui selecionado através de uma chamada aberta de artigos pelos professores Fiona Cownie e Anthony Bradney para o grupo de trabalho sobre Educação Jurídica.
A apresentação teve como objetivo discutir exemplos concretos da educação jurídica brasileira, como impacto que pesquisas sócio-jurídicas da FGV Direito Rio têm sobre o próprio funcionamento do Estado brasileiro.
A Conferência da Associação de Estudos Sócio-Jurídicos (Socio-Legal Studies Association) reúne anualmente na Inglaterra cerca de 500 professores do mundo todo para três dias de apresentação de trabalhos e discussões de pesquisas sócio-jurídicas.
No ano passado, na conferência da SLSA em Aberdeen, o professor da FGV DIREITO RIO também participou deste grupo de trabalho com uma apresentação intitulada “Admirável Mundo Novo Pós-Colonialista: Descolonizando o Ensino Jurídico”, que reuniu cerca de 20 professores para discutir o texto que viria ser publicado como um dos ensaios do volume 9 da série Caderno FGV DIREITO RIO.