
A FGV DIREITO RIO recebe, no dia 20 de março, às 14h, o delegado da Polícia Civil Orlando Zaccone D’Elia Filho. Convidado pelo Coletivo Utopia, grupo estudantil formado por alunos da graduação, a palestra faz parte de uma série de eventos sobre descriminalização das drogas nessa sexta-feira (dia 20/03), às 14h, no hall do oitavo andar da FGV. O evento é gratuito.
Bacharel em Comunicação Social, mestre em Direito e autor do livro “Acionistas do nada: quem são os traficantes de drogas”, Zaccone também é professor de criminologia da Academia de Polícia Civil do Rio de Janeiro e é um dos diretores da Law Enforcement Against Prohibition do Brasil (LEAP Brasil).
Para acrescentar à discussão estará presente Hildebrando Ribeiro Saraiva Júnior, também diretor da LEAP e detetive-inspetor da Polícia Civil, além de graduando em sociologia pela UFRJ.
O evento é gratuito, aberto ao público e não requer inscrição prévia. Todos os alunos presentes receberão hora de atividade complementar concedido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). O Centro Acadêmico Mario Machado (CAMM) também irá conceder hora de ATC Livre para todos os alunos da FGV DIREITO RIO que participarem da atividade.
O primeiro debate da série, realizado no dia 2 de março, contou com a participação da antropóloga Taniele Rui (UNICAMP), cujo trabalho de doutorado foi vencedor do prêmio de melhor tese da CAPES em 2013 e originou o livro "Nas tramas do crack - etnografia da abjeção". A antropóloga falou sobre sua experiência na pesquisa de campo com os usuários de crack e as "cracolândias" em São Paulo. O evento também contou com participação do professor de Direito Penal da UFF e diretor jurídico da ONG Psicotropicus, João Pedro Pádua, além do professor da FGV DIREITO RIO, André Mendes