A Comissão Própria de Avaliação – CPA da FGV DIREITO RIO, em conformidade com a legislação vigente do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), conduz os processos de avaliação internos desta instituição com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da Educação Superior e disponibilizar informações ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
A autoavaliação coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA DIREITO RIO) é um processo que serve à instituição e ao seu desenvolvimento, através de percursos metodológicos de administração educacional.
A CPA investiga os processos internos da FGV DIREITO RIO, bem como sua percepção externa pela sociedade civil. Há representatividade igualitária de todos os setores da instituição, ligados ao ensino e à pesquisa, tais como, graduação, pós-graduação e centros de pesquisa, corpos diretor, docente, discente e técnico-administrativo, além de dois representantes da sociedade civil.
A CPA busca informações sobre indivíduos, equipes, setores e atividades da FGV DIREITO RIO para a compreensão das dimensões indicadas pela legislação CONAES/SINAES/INEP/MEC. A CPA enfatiza aspectos ligados a níveis de compromisso, de participação, de trabalho em equipe, de parcerias com outros setores, de comunicação e de cumprimento das metas planejadas coletivamente.
As avaliações dos dados investigados pela CPA baseiam-se na leitura de documentos (Projeto Político de Curso/PPC, Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI e de relatórios de Área), nas análises de dados coletados por formulário específico e nas discussões em torno da articulação destes com as dimensões estabelecidas pelo MEC.