
A professora Paula Wojcikiewicz Almeida participou, dia 10, do V Simpósio Brasileiro sobre Cortes e Tribunais Internacionais sobre o tema "A contribuição dos Tribunais Internacionais para a efetividade do Direito Internacional".
O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais dirigido pelo professor Wagner Menezes, aconteceu ontem e hoje, dia 11 de novembro na Faculdade de Direito da USP.
O simpósio abordou a contribuição de diversos tribunais internacionais para a efetividade do direito internacional, como o tribunal internacional sobre direito do mar, a corte internacional de justiça e os tribunais sub-regionais e regionais de organizações internacionais.
A professora Paula Almeida apresentou o tema da "Legitimidade dos Tribunais Comerciais Internacionais: o caso do Mercosul", resultado de um projeto de pesquisa que desenvolve em parceria com a University Of Oslo, New York University, Ecole de Droit de la Sorbonne de L'Universite Paris 1, no âmbito do projeto Pluricourts da University Of Oslo. O projeto e desenvolvido na FGV DIREITO RIO com o grupo de pesquisa formado pelos alunos de graduação Alessandra Spalenza; Thais Salvador; Marcos Patrick; Alice Regnier.
Segundo Paula, "o evento possibilitou a formação de redes de pesquisa entre as duas universidades na área do Direito Internacional, promovendo visibilidade para as pesquisas realizadas pela FGV DIREITO RIO e seus alunos, além de troca de experiências a acadêmicas".
Participaram do evento os professores do departamento de Direito Internacional Direito da USP, Paulo Borba Casella, Alberto do Amaral Junior, André Ramos, José Augusto Fontoura Costa e Wagner Menezes, que coordenou o evento. Estiveram presentes juízes do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, José Maria Gamio e Jorge Fontoura, e da corte centro americana de justiça, Francisco Dario Lobo, diplomatas e professores de universidades europeias e latino americanas.