O impacto do ativismo online na política brasileira e global: a experiência da AVAAZ
O Evento:
Qual é sua grande ideia para mudar o Brasil e o mundo? Como ideias de empreendedorismo social podem preencher eventuais vácuos deixados pelo estado e pelo mercado? Após receber o criador do Atlas Político, Andrei Roman, para o primeiro encontro, o Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) recebe o professor Michael Mohallem, Diretor de Campanhas do site AVAAZ no Brasil para contar a história da ideia que tem mudado a vida de centenas de pessoas ao redor do mundo.
Composto por uma comunidade de milhares de ativistas em 15 diferentes línguas e 6 continentes diferentes, o AVAAZ atua por meio da criação e assinatura de petições online em prol de causas sociais, organização de debates, protestos, e utilizando diversas ferramentas para pressionar o governo e a sociedade a tomar medidas essenciais para informar as decisões que afetarão a todos. O mecanismo das petições é efetivo? É possível um ativismo online? Ele substitui formas de ativismo tradicionais? Essas serão algumas das questões debatidas no encontro.
Michael Freitas Mohallem é Doutorando (PhD) e LL.M em Direito Público e Direitos Humanos pela University College London (UCL). Especialista em Ciência Política pela UnB, graduado em Direito pela PUC-SP e pesquisador do projeto Oxford Reports on International Law in Domestic Courts. Diretor de Campanhas no Brasil da organização AVAAZ. Foi assessor parlamentar da Liderança do Governo no Senado Federal e assessor jurídico no Ministério da Justiça. Coordenador do Programa de Moot Courts FGV DIREITO RIO e pesquisador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV DIREITO RIO.
Observações:
- Evento aberto ao público (vagas limitadas à lotação da sala);
- A FGV não permite a entrada de pessoas trajando shorts, camisetas, chinelos e similares.
Local:
Sede FGV. Praia de Botafogo, 190. Sala 902.