
Um programa inovador em busca dos pesquisadores em destaque na área acadêmica. Essa é a proposta do Fellows in Rio, o programa de bolsas para doutores e doutorandos da FGV DIREITO RIO. Nove pesquisadores de seis nacionalidades foram selecionados entre os mais de 161 candidatos da primeira edição do projeto.
Os pesquisadores selecionados participarão de projetos nos Centros de Pesquisa e desenvolverão suas próprias pesquisas, recebendo uma bolsa semestral no valor de R$ 35.000,00 para doutorandos e R$ 45.000,00 para doutores. Eles também terão a oportunidade de ministrar pequenos cursos para a graduação e participarão de workshops com pesquisadores e professores da FGV.
“Vim para FGV com altas expectativas, graças ao trabalho significativo feito pelo Centro de Tecnologia e Sociedade na minha área de pesquisa. Em particular, os membros de CTS tiveram um papel fundamental no processo de consulta e elaboração do recém-aprovado Marco Civil da Internet, bem como na organização da Netmundial (Reunião Multilateral Global sobre Governança da Internet), então trabalhar com eles em projetos relacionados é uma grande oportunidade de vivenciar plenamente a inovação e liderança demonstradas pelo Brasil em matéria de governança da Internet”, explica o pesquisador italiano Nicolo Zingales, doutor em Direito pela Universidade Bocconi.
Além de Zingales, o time do Fellows in Rio é composto por outro italiano, três brasileiros, um canadense, uma turca, um esloveno e um grego. Para a catarinense Kellen Trilha, doutoranda em Direito pela Sciences Po Paris, voltar ao Brasil após dez anos no exterior trouxe expectativa semelhante ao primeiro dia de aulas na graduação.
“Era grande a expectativa de voltar ao meu país em uma instituição de tamanho prestígio, cuja linha acadêmica corresponde de modo único à minha concepção de como a pesquisa e o ensino do Direito podem ser conduzidos com maior sucesso, interesse e eficiência. A apresentação da fundação, dos seus diversos centros e projetos de pesquisa, além da descoberta da estrutura que a acolhe, somente confirmaram que os resultados já conhecidos em nível nacional e internacional são o fruto de muito trabalho e ousadia”, ressalta.