
A professora Paula Wojcikiewicz Almeida ministrou aula na 3ª Escuela Doctoral sobre Regionalismo Latinoamericano, Europeo y Comparado, que foi organizado pela Universidad Andina Simón Bolívar e pela United Nations University (UNU) on Comparative Regional Integration Studies (CRIS), no dia 17 de julho.
O curso foi realizado na Universidad Simón Bolívar, em Quito, e teve apoio da Red Latinoamericana de Política Comercial (LATN), do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do German Institute of Global and Area Studies (GIGA), do African Studies Centre da Universidade de Leiden e do Ministério de Relações Exteriores da República Francesa.
Paula ministrou aula na mesa Comparative regionalism: legal perspectives sobre “La implementación de la normatividade del Mercosur”, além de ter participado e orientado as seções tutoriais dos pesquisadores doutorandos que apresentaram seus trabalhos na escola. Participaram da mesa César Montaño, da Universidad Simón Bolívar e Stephen Kingah, da United Nations University.
“A participação da FGV em renomados cursos de pós-graduação na América Latina contribui para a estratégia de internacionalização da instituição e de expansão de sua influência na região. Enquanto coordenadora do Módulo Jean Monnet, considero que nossa participação foi essencial para trocar experiências com parceiros latino-americanos e europeus, além de visualizar futuras possibilidades de cooperação acadêmica”.
O programa da escola doutoral envolveu os mais diversos temas acerca do regionalismo latino-americano, europeu e comparado, incluindo perspectivas políticas e jurídicas. Ministraram aula professores de universidades latino-americanas e europeias e participaram 24 alunos doutorandos de diversas universidades latino-americanos e europeias.
3ª Escuela Doctoral sobre Regionalismo Latinoamericano, Europeo y Comparado é coordenada pelo professor Michel Leví Coral, coordenador do Centro Andino de Estudios Internacionales e coordenador do Módulo Jean Monnet da Universidad Simón Bolívar e pelo professor Philippe De Lombaerde, da United Nations University (UN-CRIS). O curso foi oferecido como parte das atividades do Módulo Europeu Jean Monnet da Universidad Simón Bolívar, que já ganhou notoriedade internacional após mais de dez anos na referida universidade.