Quantcast
Channel: FGV Direito Rio
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2114

No dia 28 de outubro, aconteceu o "Seminário BRICS sobre Governança 2019"

$
0
0
No dia 28 de outubro, aconteceu o "Seminário BRICS sobre Governança 2019"

No dia 28 de outubro, aconteceu o "Seminário BRICS sobre Governança 2019", organizado pelo Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, o Centro de Economia Mundial da FGV e a Academia de Estudos sobre a China Contemporânea e o Mundo (ACCWS). Com um público de mais de 150 pessoas, incluindo estrangeiros oriundos dos países BRICS, o evento teve como tema a “Governança Inovadora para o Crescimento na Nova Era”, desdobrado em três sessões: 1) Economia Digital e Crescimento Impulsionado pela Inovação; 2) Defesa do Multilateralismo e Abertura para um Futuro Melhor e 3) Desenvolvimento Centrado nas Pessoas e na Cooperação Internacional por um Mundo Melhor. Os anfitriões do evento foram: o Ministério da Economia do Brasil, representado pelo Secretário de Comércio Exterior Sr. Lucas Ferraz; o Departamento de Publicidade do Comitê Central do Partido Comunista da China, representado pelo Subchefe do Departamento (com status de Vice-ministro), Sr. Liang Yanshun; e o Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, representado pelo Cônsul Geral Sr. Li Yang.  O diretor do departamento de Relações Internacionais da FGV, Bianor Cavalcanti, também esteve presente, representando o Presidente da FGV, Carlos Ivan.  Entre os palestrantes, estiveram Sergio Guerra, Diretor da FGV Direito Rio, e João de Luca, do Centro de Economia Mundial.

Este seminário sucede o 2nd BRICS Seminar on Governance 2018, realizado em Johanesburgo, que também contou com a presença do coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, prof. Evandro Carvalho, que ressalta a importância desses fóruns:

“Há desafios dentro do próprio BRICS a serem enfrentados tais como o comércio intra-BRICS onde a China ainda exerce uma preponderância significativa no comércio bilateral com cada um dos países BRICS. E há também muitas oportunidades diante, sobretudo, das possibilidades geradas pelas novas tecnologias e pela ampliação do intercâmbio entre os povos dos países BRICS. Neste quesito, são muito bem-vindos os diversos fóruns que se realizam nos meses anteriores à própria Cúpula, tais como este Seminário de Governança, bem como o BRICS Legal Forum que se realizou no Rio algumas semanas atrás.”

A edição brasileira do evento possibilitou a ampliação da participação de think tanks e universidades brasileiras nesta rede de cooperação.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2114