
Após o sucesso da Cátedra Jean Monnet, a FGV firma sua contínua parceria com a União Europeia com a obtenção da mais alta titulação acadêmica conferida pelo bloco, no âmbito do programa Erasmus+: FGV Centre of Excellence on EU-South America Global Governance.
Dentre mais de 1300 candidaturas para as atividades Jean Monnet, a FGV foi selecionada pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia para sediar um Centro de Excelência Jean Monnet, de 2019 a 2022. A acirrada seleção levou em conta a qualidade da instituição, de seu corpo docente e das atividades de ensino e pesquisa propostas sob o manto do Centro. Até o presente momento, nenhuma outra instituição da América Latina já havia sediado um Centro de Excelência Jean Monnet.
O Centro será coordenada pela professora de Direito Internacional e atual coordenadora da Cátedra Jean Monnet, Paula Wojcikiewicz Almeida, e representará uma oportunidade para que a FGV continue avançando em sua parceria de longa data com a UE, como extensão do Módulo Jean Monnet (2010-2013) e da Cátedra Jean Monnet (2015-2019).
Com a instituição do FGV Centre of Excellence on EU-South America Global Governanace, a FGV contará com a chancela da UE para estimular uma análise dos mecanismos de Governança Global da UE e da América do Sul, tendo sido estruturado em três principais linhas: (1) Global Regulation; (2) Global Litigation; e (3) Human Rights and Democracy.
O projeto, que segue na linha do mestrado em Direito da Regulação, será composto seis atividades principais: 1) atividades de ensino, com a criação da EU-South American School on Global Governance; 2) projetos de pesquisa colaborativa de alto nível, com parceiros nacionais e internacionais; 3) conferências e seminários internacionais; 4) cursos de treinamento e de capacitação; e 4) publicações sistemáticas com a chancela da Comissão Europeia, na linha das publicações da Cátedra Jean Monnet.
Os profissionais do Centro de Excelência da FGV Direito Rio buscam não só orientar pesquisas sobre temas relacionados à Governança Global e incentivar novas gerações de docentes e pesquisadores, mas também preparar alunas e alunos para sua inserção profissional em um mercado de trabalho global, cuja demanda é crescente por profissionais capazes de manejar diferentes sistemas jurídicos em uma nova ordem global, composta por atores não estatais e fontes não tradicionais.
Além da participação dos docentes da FGV Direito Rio, destaca-se o envolvimento de acadêmicos e especialistas de alto nível de instituições parceiras nacionais e internacionais, como Université Libre de Bruxelles, University of Ferrara, University of Amsterdam, LUISS_Roma, École de droit de la Sorbonne - Université Paris 1, Université de Genève, Sciences Po Paris, University of Cambridge, Università Degli Studi di Napoli Federico II, European Parliamentary Research Service, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Centro Brasileiro de Relações Internacionais, Escola de Guerra Naval, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Outros departamentos da FGV também estão envolvidos no projeto, como o Centro de Relações Internacionais e o Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional.