
O professor Evandro Menezes de Carvalho e quatro alunos da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (Direito Rio) – Bernardo Padula (4º Período), Eduardo Cavaliere (8º Período), Gustavo Cavaliere (8º Período) e Eduardo Soares (8º Período) – participaram da 3ª edição da "Summer School" do Centro de Estudos de BRICS da Universidade Fudan, em Shanghai, na China. O encontro realizado no fim de julho contou com a participação de 31 estudantes de universidades de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A iniciativa teve como proposta desenvolver jovens dos cinco países do bloco sob as diretrizes de integração e conhecimento mútuo.
Durante o curso, os alunos foram expostos a uma rotina intensa de aulas pela manhã e discussões à tarde, participação em Congressos, visitas externas e passeios culturais. Bernardo Padula e Eduardo Soares tiveram como função representarem a delegação do Brasil como Ministro das Relações Exteriores e Delegado, respectivamente, enquanto Gustavo Cavaliere e Eduardo Cavaliere representaram a delegação chinesa, com as mesmas funções de ministro e delegado, respectivamente.
“Esse é um curso que se diferencia pela experiência cultural diversificada dentro e fora das salas de aula. A oportunidade de discutir temas inovadores com representantes de Índia, Rússia, África do Sul e China ao mesmo tempo em que podemos conhecê-los de perto é verdadeiramente enriquecedora. O convívio diário nos oferece a chance de fazer amigos, desenvolver um networking global e crescer como seres humanos”, destacou Gustavo Cavaliere.
Os módulos do curso dividiram-se entre Diplomacia Chinesa, Governança Global e Cooperação dos BRICS, incluindo temas como: Global Energy Cooperation and BRICS Countries, Social Transformations in BRICS Countries, Global Financial Reform and BRICS Financial Cooperation, China’s Foreign Trade and WTO Policies. Os alunos foram avaliados por meio de um exame dissertativo e uma Simulação do BRICS Summit, rodada de interlocução e negociação oficial entre os países que acontece todos os anos. O professor Evandro Menezes de Carvalho participou como Palestrante sobre o tema: “Novo Desenvolvimento das Relações entre Brasil e China”.
“Minha aula tratou da relação Brasil-China. Mas o debate sobre o contexto político atual no Brasil foi alvo de curiosidade e atenção dos estudantes indianos, russos e sul-africanos. A participação dos estudantes brasileiros sobre este assunto foi ótima. A diversidade de opiniões se fez presente e de modo respeitoso”, destacou o docente.
A programação do encontro incluiu ainda a participação dos alunos no Primeiro Encontro Anual do Novo Banco de Desenvolvimento e visitaram a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, o Museu Nacional de Shanghai e o polo de Arte Contemporânea e Design na Zona Portuária de Shanghai, além de cidades históricas na região como Nanjing, Hangzhou e Suzhou.
“A intensidade do programa é algo que chama a atenção. E eu digo isso em todos os sentidos: acadêmico, cultural e na formação pessoal também. O arranjo do curso favorece a integração entre os alunos, fazendo com que cada conversa informal se transforme em um aprendizado profundo. Na minha opinião, é esse olho no olho entre os países que tem o potencial de superar as diferenças e interesses divergentes para canalizar as energias do grupo em torno das mudanças que pretende promover na ordem mundial. Acredito que a agenda dos BRICS cairia como uma luva entre os projetos da FGV Direito Rio. Além de ser um tema ainda pouco explorado no Brasil, é institucionalmente inovador e reformista”, enfatizou Eduardo Cavaliere.