
Os alunos interessados em fazer intercâmbio no primeiro semestre de 2016 têm até o dia 20 de setembro para se inscrever. São mais de 40 instituições conveniadas no Brasil e no exterior – incluindo instituições como a Harvard Law School, Sciences Po e China University of Political Science and Law – que permitem o aprofundamento do o estudo e contato com culturas e experiências diferentes. Para apresentar essas oportunidades e esclarecer as dúvidas dos alunos, o professor Eduardo Jordão, coordenador de Relações Internacionais da FGV Direito Rio, é o convidado do Meio Dia em Ponto do dia 27 de agosto. O evento será realizado na sala 922, a partir das 12h50.
“Estudar no exterior aporta benefícios acadêmicos e pessoais. Do ponto de vista acadêmico, trata-se de uma oportunidade de vivenciar o ambiente acadêmico de outros países e as suas formas de produzir conhecimento. No caso dos estudos jurídicos, o aluno obterá também conhecimentos sobre formas diferentes de regular questões sociais e econômicas relevantes, circunstância que lhe permite avaliar e criticar com maior propriedade as opções do direito brasileiro. Do ponto de vista pessoal, morar fora é extremamente enriquecedor. O estudante conhece pessoas diferentes, além de modos de vida diferente daqueles aos quais está acostumado”, explica o professor.
Para participar do programa de intercâmbio, o aluno deve estar entre o sétimo e o décimo períodos em 2015.1 e ter proficiência no idioma da instituição escolhida, caso seja estrangeira. Como todas as disciplinas obrigatórias são oferecidas do primeiro ao sexto períodos, a participação no programa de intercâmbio não atrasa a formação do aluno, visto que ao estudar em uma das instituições conveniadas conta como horas de atividade complementar.
Para mais informações e inscrições, acesse a página do intercâmbio.