Quantcast
Channel: FGV Direito Rio
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2114

FGV DIREITO RIO participa de Summer School em Salzburg

$
0
0
Curso abordou cerca de 30 diferentes sistemas jurídicos em 2 semanas

Alunos da FGV Direito Rio participaram do curso de verão “Summer School European Private Law”, que ocorreu de 29 de junho a 11 de julho, em Salzburg, na Áustria. Pela primeira vez,  a escola de verão, organizada pela Academy for European Private Law em parceria com a University of Salzburg, recebeu professor e alunos brasileiros.

Durante as duas semanas de curso, foram abordados cerca de 30 diferentes sistemas jurídicos de distintos países, além das iniciativas de harmonização no âmbito da União Europeia. O objetivo foi preparar advogados em matéria de direito comparado e direito internacional privado para um mercado cada vez mais globalizado e exigente.

 “O Summer Course de Salzburg foi uma experiência única. Tivemos a oportunidade de não só ter contato com pessoas de diversos países do mundo, mas também entender como funciona o Direito Privado em seus diferentes sistemas legais”, afirma o aluno da FGV Direito Rio, Ricardo Carrion.

A participação dos alunos da FGV Direito Rio é fruto da integração da professora da FGV DIREITO RIO, Paula Wojcikiewicz Almeida, ao corpo docente do curso. A professora ministrou a aula “Introduction to Brazilian International Law”, além de ter palestrado na abertura oficial do curso de verão, cujo tema abordado foi “Brazil and International Organizations: Where does it stand today?”.

“Ficamos muito felizes de constituirmos o primeiro grupo de professor e alunos brasileiros a participar da European Private Law Summer School de Salzburg. Esperamos que outros alunos também possam se beneficiar dessa experiência inigualável no futuro”, comenta a professora.

Além do curso, a organização também incluiu no programa para alunos e professores excursões, recepções e jantares que permitiram um contato mais próximo com o centro histórico de Salzburg. O fechamento do curso ocorreu da Cervejaria do Monastério Augustiner.

 “A experiência agregou muito não só em termos de conhecimento adquirido sobre os outros sistemas, mas também no sentido de nos tornar capazes de ter um olhar mais crítico sobre instituições jurídicas brasileiras, porque o curso tornou claro que os modelos que adotamos são frutos de escolhas, mas em muitos outros países escolhas completamente opostas foram adotadas, com consequências diversas”, acrescenta Luis Filippe Cunha, outro aluno da FGV Direito Rio que participou do curso.

Além Ricardo e Luis Filippe, participaram do curso os alunos Alessandra Corrêa, Gabriel Mariano e Gabriel Cervino, e a tutora da FGV Direito Rio, Maíra Batista de Lara.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2114