
Marília Maciel, Gestora e Pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, foi escolhida para integrar o grupo de co-chairs que estarão à frente do conselho de coordenação da Iniciativa NETmundial. A Iniciativa surgiu em 2014 após a realização da conferência NETmundial em São Paulo e pretende facilitar a implementação do documento final do evento.
Junto com Maciel, estarão à frente da iniciativa Fadi Chehadé, Presidente e CEO da ICANN; Eileen Donahoe, Diretora de Relações Globais da Human Rights Watch; Jack Ma, Fundador e Presidente executivo do Grupo Alibaba; e Virgílio Almeida, Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“O fato de dois dos cinco Diretores do Conselho serem brasileiros demonstra que o Brasil continua influente nos debates que moldarão o futuro da Internet em âmbito global”, afirmou Maciel.
No total, o Conselho Inaugural de Coordenação da Iniciativa NETmundial é composto por 23 representantes da sociedade civil, do governo e do setor privado, assim como representantes da comunidade acadêmica e técnica e de organizações internacionais.
O Conselho aprovou - após promover uma consulta pública - os termos de referência que regerão a Iniciativa. A NETmundial complementará e apoiará o trabalho desenvolvido por instâncias, fóruns e processos já existentes, em especial o Fórum de Governança da Internet, e pretende ser uma plataforma por meio da qual diversos atores podem apresentar projetos, formar parcerias e estabelecer relações de colaboração.
Ao final da reunião em São Paulo, o Conselho aprovou um comunicado público, que sumariza as principais decisões tomadas no evento.